Document details

Relatório final da prática de ensino supervisionada. Metodologias ativas de aprendizagem – o papel do professor do 1ºCEB no desenvolvimento de um trabalho de projeto – um estudo de caso

Author(s): Mendonça, Inês Filipa Ribeiro

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20630

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Escola nova/metodologias ativas; Metodologia de trabalho de projeto; Papel do professor; New school/active methodologies; Project work methodology; Teacher's role


Description

O professor do 1º CEB desempenha um papel fundamental nos diferentes contextos escolares em que atua e as suas ações podem ser determinantes para o desenvolvimento pessoal e académico dos alunos que lhes são confiados. Neste sentido, e para melhor compreendermos este método de estudo de caso, importa salientar que é um método que tem como finalidade “descrever de modo preciso os comportamentos de um indivíduo, ou seja, neste procedimento, o sujeito é o centro da atenção do investigador” (Freixo, 2012, p. 120). Pretendemos então com este estudo, compreender o papel do professor de 1º CEB no desenvolvimento de um trabalho de projeto. Para tal, suportados num conjunto de técnicas e de procedimentos de caráter qualitativo, e utilizando o método fenomenológico-interpretativo, o presente trabalho tem por objetivo perceber a forma como o professor atua/interage com os seus alunos em contextos educativos que integrem metodologias ativas de aprendizagem, nomeadamente a metodologia de trabalho de projeto.

The teacher of 1st CEB plays a key role in different school contexts in which it operates and its actions can be decisive for the personal and academic development of the students entrusted to them. In this sense, and to better understand this method of case study, it should be noted that it is a method that aims to "describe precisely the behavior of an individual, that is, in this procedure, the subject is the center of attention of researcher "(Freixo, 2012, p. 120). We intend then to this study, understand the role of teacher of 1st CEB in developing a project work. To this end, supported in a set of technical and qualitative procedures, and using the phenomenological interpretative method, this study aims to understand how the teacher works / interacts with their students in educational contexts that include active methodologies of learning, namely the project work methodology

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Luís
Contributor(s) Mendonça, Inês Filipa Ribeiro
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents