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Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada

Author(s): Tavares, Sara Sofia Rodrigues

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20648

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Cooperative games; Interaction; Play; Vygotsky; Piaget; Jogos cooperativos; Interação; Brincar


Description

O presente relatório denominado de “A importância dos jogos cooperativos na promoção das interações positivas entre pares”, tem como objetivos avaliar o impacto dos jogos no processo das interações positivas entre as crianças. Este estudo foi desenvolvido num jardim-de-infância em lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas dos três e os seis anos. O jogo constituiu uma atividade essencial no desenvolvimento da criança, uma vez que através do mesmo esta desenvolve diversas competências sociais, nomeadamente oportunidades para interagir com outras crianças. Neste sentido, o jogo representa uma ferramenta imprescindível na Educação Pré-Escolar, como tal deve estar presente na prática pedagógica do educador de infância. No decorrer do relatório são abordados diversos conceitos teóricos fundamentais como a zona de desenvolvimento proximal da criança, de lev Vygotsky e a teoria de Piaget relativamente às características do estádio pré operatório. Este relatório insere-se num estudo de natureza qualitativa, pertencente ao paradigma interpretativo, sendo que este caracteriza-se por uma ligação entre a teoria e a prática partilhando os resultados obtidos com os seus intervenientes. No decorrer da intervenção implementaram-se diversas atividades e estratégias que tiveram como objetivo uma melhoria no comportamento das crianças. Após uma análise dos dados verificou-se um aumento significativo do número de crianças ao nível da partilha, da oportunidade dos colegas intervirem, gestão de conflitos através do diálogo e no cumprimento das regras dos jogos.

The present report entitled by “The Importance of cooperative games to promote positive interactions between peer groups”, has the objectives to evaluate the impact of games into the process of positive interactions between children. This research was developed in a kindergarten with a group of children aged between three and six years. The Game constitutes an essential activity for child development, once through this they develop several social skills, such as opportunities to interact with other children. In this way, the game represents a vital tool in Preschool Education, and must be present in the pedagogical practice of a kindergarten teacher. In the course of this report a number of crucial theoretical concepts are approached, as the Zone of Proximal Development of the child (ZDP), of Lev Vygotsky and Piaget’s theory compared to the characteristics of preoperational stage. This report is inserted in a natural qualitative study, belonging to the interpretive paradigm, where this is characterized by a connection between the practice and the theory sharing the gained results with the parties involved. There was various strategic activities during the intervention that had as objective an improvement of children behavior. After analysis the data, there was verified a significant increase of the number of children at sharing level, at giving the opportunity for others to speak, in conflict management through a conversation and in the fulfillment of game’s rules.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramalho, Susana Costa
Contributor(s) Repositório Comum
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