Author(s): Simões, Philip José
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20924
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): ERP; PMS; CRM; Hotelaria; Marketing; Turismo rural
Author(s): Simões, Philip José
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20924
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): ERP; PMS; CRM; Hotelaria; Marketing; Turismo rural
Com o aparecimento das novas tecnologias, diversas áreas de negócio tiveram de se reorganizar e adaptar, não sendo exceção a área da Hotelaria. A Hotelaria tem vindo a alterar a sua forma de funcionamento, reformulando os processos tradicionais e caminhando no sentido da transformação digital. Para satisfazer estas necessidades surgiram os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), os PMS (Property Management System) e ainda os CRM (Customer Relationship Management) que contribuem e auxiliam os gestores hoteleiros na tomada de decisão no que respeita aos seus clientes. Este Projeto tem como base a implementação de um Sistema de Informação de Gestão numa unidade hoteleira de turismo rural, situada na Serra da Estrela. O processo de implementação do Sistema de Informação baseou-se no modelo do ciclo de vida de um ERP, estando divido em três fases. Na fase de decisão e seleção realizou-se o levantamento das necessidades da unidade hoteleira e os requisitos do sistema de informação. Ainda nesta fase foi efetuada a seleção do sistema a implementar através de um estudo comparativo entre os vários sistemas PMS. Na fase de implementação foi executada a instalação do sistema Wintouch Hotelaria. Realizou-se um planeamento incluindo a ordem dos módulos a instalar e a adaptação da solução à unidade hoteleira. Foram efetuados testes das principais tarefas a serem executadas no sistema PMS. Por último, a fase de utilização, onde foi possível obter os primeiros dados gerados através do Sistema de Informação e, se necessário, realizar afinações ao sistema de informação. Com este Sistema de Informação a unidade hoteleira passou a poder gerir toda a informação dos hóspedes, as reservas e consultar, em tempo real, toda a informação relativa à unidade. Durante os primeiros meses de utilização verificou-se um aumento de eficiência, bem como um atendimento mais personalizado e eficiente ao hóspede.