Document details

No caminho da excelência :

Author(s): Pascoal, Maria João Monteiro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/20953

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Gestão da qualidade total; Cuidados de saúde primários; Avaliação da qualidade; Gestão em enfermagem


Description

A melhoria da qualidade dos cuidados e do desempenho das unidades de saúde, atendendo à garantia da segurança e satisfação dos utentes, assim como ao direito à acessibilidade a cuidados de saúde de qualidade, são questões da responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde, das unidades de saúde, bem como dos seus profissionais. Assim, entende-se como um dever social e profissional agilizar a resolução de situações problema/problemas identificados, que possam colocar em risco utentes/famílias, nomeadamente em populações vulneráveis, como o caso das abrangidas pelas Unidades de Cuidados na Comunidade dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde português. Atendendo ao referido e às políticas traçadas nesta área, impera a implementação de processos de melhoria contínua da qualidade que promovam o desempenho dos profissionais e das unidades de saúde, o que obriga à realização de avaliações da realidade do desempenho das unidades. Neste sentido, foi estruturado o projeto “No caminho da excelência: implementação de um modelo de autoavaliação numa Unidade de Saúde”. Este trabalho de projeto implementou-se numa Unidade de Cuidados na Comunidade, e dele resultou um processo de autoavaliação, com recurso ao Common Assessment Framework. Utilizou-se a metodologia de projeto e o ciclo de Deming, como suporte ao trabalho desenvolvido em que os elementos da equipa identificaram situações onde a melhoria foi sentida como necessidade. Como resultados destacamos a promoção da reflexão e partilha entre a equipa com impacto no desenvolvimento do pensamento crítico dos seus profissionais, a tomada de decisão individual e coletiva, a elaboração e divulgação do plano de ações de melhoria, assim como a implementação de Quick Wins. Refletindo sobre o crescimento profissional salientam-se os conhecimentos sobre gestão e qualidade, o desenvolvimento de competências de liderança de projetos e equipas, a aplicação de processos de valiação/auditoria, a implementação de mudança no âmbito da melhoria contínua da qualidade e a resolução das dificuldades inerentes a estes processos de mudança.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Potra, Teresa Maria
Contributor(s) Repositório Comum
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