Author(s):
Severino, Inês Sofia Pereira Pacheco
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21041
Origin: Escola Naval
Subject(s): Base de Conhecimento, Engenharia do Conhecimento, Gestão de Emergências, Gestão do Conhecimento, Ontologia; Knowledge Base, Knowledge Engineering, Emergency Management, Knowledge Management, Ontology
Description
A Gestão de Emergências é um processo complexo, com uma grande relevância na sociedade, uma vez que a resposta a catástrofes naturais ou tecnológicas requer a colaboração e cooperação de atores civis e militares, na assistência a populações, em situações de desastre e ajuda humanitária. Gerir o grande volume de informação e conhecimento, por vezes disperso e de natureza incerta, que caracteriza estas situações, representa um desafio para os decisores, que se veem pressionados a tomar decisões críticas, num curto espaço de tempo. Atualmente, em virtude do crescimento exponencial das novas tecnologias, é notório o investimento em Sistemas de Informação para o auxílio de situações complexas, de modo a que os gestores de emergências sejam apoiados nas suas decisões. Este suporte é proporcionado por Sistemas Inteligentes baseados no Conhecimento, que têm como finalidade a Gestão do Conhecimento, para um aconselhamento eficaz em situações de crise. A Gestão do Conhecimento desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um Sistema Inteligente, por ser o processo, também designado de Engenharia do Conhecimento, que conduz à aquisição, compilação e partilha do conhecimento, envolvido no processo de tomada de decisão do domínio específico do problema, sendo necessário que tal conhecimento seja interpretado não só por humanos, mas também computacionalmente. Com base neste conhecimento e nos factos que ocorrem numa situação concreta, é possível executar modelos de inferência, destinados a proporcionar aconselhamento aos utilizadores do sistema. A presente dissertação de mestrado, integrada no projeto THEMIS, é um contributo para esta problemática e tem como objetivo a construção de uma Base de Conhecimento que armazene conceitos e regras vocacionadas para a Gestão de Emergências. Para este efeito, foi criada uma Ontologia que explicita e estrutura o conhecimento, através das relações entre os seus elementos, com recurso a processos de inferência e consultas à Base de Conhecimento para avaliação da mesma, com o propósito de produzir aconselhamento e apoio à decisão em situações complexas.
Emergency Management is a complex process, with great relevance for society, since that a response for natural or technological catastrophes requires the collaboration and cooperation of civilian and military intervenients, for population assistance, in disaster situations and humanitarian aid. Managing the great volume of information and knowledge, which describes these situations and can be of disperse and uncertain nature, represents a challenge to the deciders, which are pressured to take critical decisions, in a short window of time. Nowadays, in virtue of the exponential growth of new technologies, the development of Information Systems to handle complex situations is notorious, being able to support the emergency managers on their decisions. This support is provided by Knowledge-Based Intelligent Systems, which have as a goal knowledge management, providing an effective counseling during situations of crisis. Knowledge Management, also known as Knowledge Engineering, performs a fundamental role on the development of an Intelligent System. It is the process that leads to the acquisition, compilation and sharing of knowledge involved in a decision-making process on a specific problem domain, which makes it necessary to have not only human-based interpretations, but also computer-based interpretations. Based on this knowledge, and on the facts that occur on a specific situation, is possible to execute inference models, destined to provide counseling to the system users. This master’s dissertation, integrated on project THEMIS, is a contribute to the problem at hand, with the objective of building a Knowledge Base that stores concepts and rules associated to Emergency Management. To achieve this goal, it was created an Ontology that represents and structures knowledge, through the relations between their different elements, relying on inference processes and SPARQL queries for its validation, with the purpose of creating reliable counselling and support for decision-making in complex situations.