Document details

Desenvolvimento da parentalidade nas dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais :

Author(s): Costa, Diana Carolina Benildes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21091

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermagem pediátrica; Adolescente; Educação do adolescente


Description

O início da infância é um período crítico no qual a criança desenvolve competências de autorregulação e socio-emocionais necessárias para uma socialização adequada, sendo um dos períodos onde a evidência aponta elevada prevalência de problemas comportamentais e emocionais. Deste modo, a prevenção é fundamental para a redução destas perturbações e para a promoção do desenvolvimento positivo da criança. Assim a intervenção do Enfermeiro deverá ocorrer no seio familiar, na medida em que a parentalidade é o primeiro ambiente de socialização para criança, o qual deverá ocorrer através de um processo metódico de aprendizagem e de desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e comportamentais. O Enfermeiro facilita o processo de transição face a situações de crise, procurando desenvolver os mecanismos de coping. A Parentalidade é um processo de transição vivenciado pelos pais, e segundo a teoria de Afaf Meleis, insere-se nas transições de desenvolvimento. O percurso descrito neste relatório tinha como objetivos desenvolver competências gerais e específicas de enfermeira especialista de saúde infantil e pediatria e construir um programa para a parentalidade dirigido aos adolescentes. De forma a dar resposta a ambos foram implementadas atividades nos diversos contextos, nomeadamente implementação de cuidados promotores da parentalidade, de terapias não farmacológicas e de técnicas de comunicação com a criança e família, realização de estudos de caso, tendo sido inclusive criado e realizado um programa intitulado “O Futuro Começa Hoje”, com realização simultânea de uma scoping review intitulada “As experiências dos adolescentes num programa de parentalidade: a scoping review”. A execução destas atividades permitiu o desenvolvimento de competências comuns e específicas como Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, bem como competências pessoais e socio-emocionais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Maria José
Contributor(s) Repositório Comum
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