Document details

O Mundo que nos rodeia:A perspetiva das crianças em Jardim de Infância

Author(s): Ereira, Sofia Cristina Raposo

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21609

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Pré-escolar; Conhecimento do Mundo; Transversalidade; Domínios.; Kindergarten; knowledge of the world; transversality; domains


Description

Este relatório destina-se a apresentar o trabalho realizado em contexto de estágio. O mesmo foi implementado desde Outubro de 2013 a Junho de 2014, num Jardim de Infância situado na freguesia de Carnide. A prática pedagógica supervisionada iniciou-se com um período de observação, com o objetivo de caraterizar o grupo e planear as intervenções. A segunda fase caraterizou-se pela implementação da área de intervenção prioritária definida, o Conhecimento do Mundo. A seleção da área referida deve-se ao facto do grupo de crianças demonstrar interesse por diversas atividades alusivas aos respetivos domínios que constituem o Conhecimento do Mundo. Através das intervenções realizadas foi possível abordar diversos conceitos relacionados com o meio em que o grupo de crianças se encontrava inserido, bem como conhecer um pouco mais das características do meio e esclarecer dúvidas existentes sobre o mesmo. Desta forma, pretendia-se também que ao longo do tempo, o grupo fosse tomando consciência e reconhecendo o seu grupo social de pertença, os seus costumes e as suas tradições. Ao longo do tempo, foi possível detetar uma evolução no grupo relativamente à Área de Conhecimento do Mundo, através das estratégias e atividades implementadas. Desta forma, todos os elementos abordados serviram como estímulo de curiosidade, sendo que consideramos que fomos respondendo, ao longo do tempo, a todas as curiosidades das crianças sobre a temática implementada.

The goal of this report is to present the work done in an internship context; this was implemented from October 2013 until June 2014 in a kindergarten placed in Carnide. The supervised teaching practice began with an observation period, aiming to characterize the group and planning interventions. The second phase was characterized by the implementation of the defined priority intervention area, the Knowledge of the World. This selection was made due to the fact, that the group of children has showed interest in the various activities allusive to the related domains, which constitute the Knowledge of the World. Through the interventions, it was possible to approach many concepts related with the environment in which the children Group was inserted, as well as learn a little more of its characteristics and clarify all the existing doubts. Also, the aim was that over the time, the group could become aware and recognize their social group, their customs and traditions. Over the time it was possible to detect an evolution in the group, regarding the Knowledge of the world area, through the implemented strategies and activities Thus all the approached elements worked as a stimulus for curiosity, and over the time all the children curiosities about the theme were answered

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paramés, Ana; Ferreira, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents