Document details

A importância das histórias na aprendizagem da matemática: Um estudo com crianças da creche

Author(s): Cruz, Vera Mónica Ramos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21799

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Creche; Literacia; Histórias; Matemática; Daycare; Literacy; Stories; Mathematics


Description

As histórias veiculam inúmeros benefícios para o desenvolvimento global da criança. Como tal, é crucial que a mesma tenha um contacto com as histórias o mais cedo possível. Utilizar a história como ferramenta na aprendizagem da matemática em creche poderá permitir explorar os conceitos matemáticos de uma forma mais apelativa, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e o desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas). O presente trabalho foi construído durante a prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Pré-Escolar e o mesmo surge da reflexão de uma futura profissional de educação, ao observar a pouca divulgação e exploração, por parte dos educadores de infância, da história como ferramenta na aprendizagem da matemática, nomeadamente no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas). Como tal, através do mesmo pretende-se perceber a importância da história na aprendizagem e quais são os seus contributos na aprendizagem da matemática. Para a realização desta investigação optou-se por um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo que foi desenvolvida na valência de creche. Como participantes temos um grupo com idades compreendidas entre os 1 e os 3 anos, a educadora estagiária e a educadora cooperante. Os instrumentos de recolhas de dados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os resultados evidenciaram que o conto das histórias contribuíram para estimular o gosto e interesse pelas histórias e para motivar as crianças, o que permitiu que se envolvessem ativamente no desenvolvimento das atividades (matemáticas). A utilização das histórias como ferramenta na aprendizagem da matemática contribuiu para que as atividades realizadas ao nível deste domínio fossem mais atrativas e facilitadoras de aprendizagens

Stories shape various benefits to the child's overall development. So it is crucial that children have contact with the stories as early as possible. Using stories as a learning tool for mathematics in day care, can allow us to explore mathematical concepts in a more appealing way, contributing to a more meaningful learning and developing (mathematical) abilities and competencies. The present work was developed during the pre-service training practice of the Master in Qualification in Preschool Education and it arose from the reflection of a future professional education, watching the children educator’s low propagation and lack of exploring of stories as a tool to learn mathematics, namely in the development of (mathematical) abilities and competencies. The aim of this study is to understand the importance of stories in the learning process and its contributions to the mathematics learning. We assumed an interpretative paradigm and developed an action-research project in the daycare. The participants are composed by a group between the ages of 1 and 3, the educator/researcher and the cooperating educator. Data was collected through the observation, researcher’s diary, informal conversations and documents. The results showed that the storytelling contributed to stimulate the liking and interest in stories and to motivate children, which allowed them to become actively involved in the development of (mathematical) activities. The use of stories as a tool in the learning of mathematics contributed to making the activities carried out at this level, more appealing and facilitating to the learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Ricardo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents