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Vamos lavar as mãos. Um estudo sobre a aquisição de hábitos de higiene em creche

Author(s): Rema, Daniela Inácio

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21801

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): creche; hábitos de higiene; saúde; lavagem das mãos; atividadespráticas; daycare; hygiene habits; health; handwashing; practical activities.


Description

Este estudo foi realizado no âmbito do estágio em creche e centrou-se na aquisição de hábitos de higiene nesse contexto. Considerando que as crianças em idade de creche se encontram numa fase de aquisição de hábitos de higiene, é necessário tornar essa aquisição gratificante e prazerosa para que seja facilitada. No entanto, as crianças em creche ainda dependem bastante do adulto para satisfazer as suas necessidades de higiene e, por isso, o papel do educador é auxiliar a criança e promover uma melhor aquisição dos hábitos de higiene. Assim, surge a questão de investigação “Qual o impacto das atividades práticas na aquisição de hábitos de higiene em creche?”. Esta investigação focou-se na higienização das mãos, pois trata-se da medida mais simples e eficaz na prevenção de infeções e contágio de doenças, visto que as crianças pequenas tocam em tudo o que estiver ao seu alcance, é uma medida de promoção de saúde que deve ser explorada também em contexto de creche. A investigação teve por base uma intervenção, na qual foram realizadas atividades sobre lavagem das mãos com um grupo de crianças com idades compreendidas entre um e dois anos, de modo a verificar se essas atividades provocariam algum impacto na aquisição de hábitos de higiene pelas crianças. Em relação à abordagem metodológica, este estudo consiste numa investigaçãoação. Participaram no estudo onze crianças com idades entre os 12 e os 23 meses, assim como a estagiária, a educadora titular da sala e oito pais. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista à educadora titular, para perceber como a mesma abordava os hábitos de higiene com o grupo, notas de campo, elaboradas durante a intervenção e um inquérito por questionário aos pais, para percecionar a evolução das crianças depois da realização das atividades. Depois de realizada a análise dos dados foi possível observar alguns resultados. A maioria das crianças, embora ainda não sejam autónomas na lavagem das mãos, por vezes imitam o adulto na lavagem das mãos ou pedem ajuda para o realizar. O impacto das atividades foi maior nas crianças a partir de um ano e meio, dado que as mesmas pediam para lavar as mãos quando observavam sujidade visível.

This study was part of the daycare internship and focused on the acquisition of hygiene habits in this context. Considering that daycare children are in the process of acquiring hygienic habits, in order to facilitate this, it is necessary to make it rewarding and enjoyable. However, daycare children still depend on the adult to satisfy their hygiene needs, so, the role of the educator is to promote a better acquirement of hygiene habits. Therefore, the research question was defined as “What is the impact of practical activities on the acquisition of hygiene habits in daycare?”. This research focused on hand hygiene, as it is the simplest and most effective measure to prevent infections and disease contagion, since young children touch anything that is within their reach, it is a measure of health promotion that should be explored also in the daycare context. The research was based on an intervention, in which handwashing activities were carried out with a group of children between one and two years of age, in order to verify if these activities would have any impact on children's acquisition of hygiene habits. Thus, this is an action research, whose participants were eleven children between the ages of twelve and twenty-three months, as well as the trainee, the daycare educator and eight parents. The data was collected through an interview with the daycare educator, to understand how she approached the hygiene habits with the group, field notes, elaborated during the intervention, and a questionnaire survey to the parents, to understand the evolution of the children after the activities. After analyzing the data, it was possible to observe some results. Most children, although not yet autonomous in handwashing, sometimes mimic the adult in handwashing or ask for help in carrying it out. The impact of the activities was superior in children from a year and a half, since they asked to wash their hands when they observed visible dirt.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paramés, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
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