Author(s): Oliveira, Anabela Ruas de
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21872
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Leitura; Consciência Fonológica; Estratégias Multissensoriais; Dislexia; Aprendizagem
Author(s): Oliveira, Anabela Ruas de
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21872
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Leitura; Consciência Fonológica; Estratégias Multissensoriais; Dislexia; Aprendizagem
Aprender a ler é um processo complexo que envolve fatores neurobiológicos e culturais. Esta aprendizagem produz mudanças cognitivas quantitativas e qualitativas na organização cerebral. Contudo, uma percentagem significativa de crianças revela uma dificuldade específica nesta aprendizagem designada por dislexia. A escolha de um método que melhor se adapte às especificidades de cada aluno com NEE é um tema atual de suma importância, pois Ler representa um portal para a Inclusão. Algumas pesquisas têm sugerido que estratégias de ensino multissensorial se afiguram como mais eficientes. A pergunta de partida que se coloca é portanto a seguinte: Será que a implementação de estratégias multissensoriais contribui para a aprendizagem da leitura? Partindo da questão formulada, o presente estudo centra-se numa intervenção pedagógica de cariz multissensorial, resultado do cruzamento de vários métodos que se foram ajustando, em articulação com todos os intervenientes, num aluno do segundo ano, que encetou o ano sem saber ler. Coloca-se a tónica na compreensão dos mecanismos de leitura, apresentando uma revisão teórica sobre as dificuldades específicas da leitura, funcionamento do cérebro e métodos de ensino/intervenção/reeducação. Enfatiza-se a necessidade de uma avaliação compreensiva das dificuldades, recorrendo-se a várias provas e fontes documentais diversas, estabelecendo-se uma linha de base que nos permitiu posteriormente orientar a intervenção para as áreas a trabalhar, nomeadamente a consciência fonológica, designada por muitos autores como uma das causas desta perturbação. Chegados ao final do ano letivo, observou-se que os dados recolhidos não só confirmam a eficácia da intervenção multissensorial, como demonstram a importância do fator motivacional na aprendizagem, cumprindo-se os objetivos inicialmente traçados.