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A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE REGRAS DE SALANA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR:Prioridades e estratégias dos educadores de infância

Author(s): Pereira, Petra Rafaela Saleiro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21882

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): regras; construção de regras; implementação de regras; EducaçãoPré-Escolar; rules; rules construction; rules implementation; Pre-School Education


Description

O presente estudo aborda a problemática da construção e implementação de regras de sala na Educação Pré-Escolar que surgiu durante a realização de um estágio em contexto de Jardim de Infância no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional I do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar (MQDEPE). Através deste estudo pretendeu-se perceber a que estratégias recorrem habitualmente os educadores de infância no que diz respeito à construção e implementação de regras organizadoras do ambiente de sala. Tendo por base estas premissas, bem como conceitos-chave como regra, estratégia, gestão de sala e de grupo, definiu-se como questão de investigação “Que estratégias adotam os educadores de infância para construir e implementar regras na sala de atividades?”. O estudo teve, então, como objetivos identificar as estratégias utilizadas pelos educadores de infância na construção e implementação de regras de sala, conhecer as regras de sala que os educadores de infância consideram prioritárias e identificar as dificuldades sentidas pelos educadores de infância na construção e implementação de regras de sala e o modo como as procuram ultrapassar. Para orientar a investigação, adotou-se a metodologia qualitativa, sendo este um estudo de caso. Para recolher os dados, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, cujas informações recolhidas foram tratadas através de análise de conteúdo. Após todo o processo, foi possível reunir um conjunto de sugestões passiveis de se tornarem úteis ao público-alvo deste estudo, docentes e futuros docentes em Educação Pré-Escolar, e relevantes na gestão da sala de atividades. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes defendem que as regras devem ser construídas com as crianças do grupo o mais precocemente possível e que, aquando da sua implementação, as regras devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva.

The present study addresses the problem of construction and implementation of rules of room in Pre-school Education, which emerged during an internship in a kindergarten context, within the course of Initiation Into Professional Practice I, part of the Masters of Qualification for the Teaching in Preschool Education. Through this study, it was intended to understand what strategies are usually applied by Kindergaten teachers as regards to the construction and implementation of rules of room environment organization. Based on these premises, as well as on key concepts such as rule, strategy, room and group management, the research question was defined: "What strategies do Kindergarten teachers adopt to build and implement rules in the activities room?". Thus, the study had as objective to identify the strategies used by Pre-School educators in the construction and implementation of rules, knowing which rules kindergarten teachers consider a priority and identify the difficulties felt by these professionals in the construction and implementation of classroom rules and how they seek to overcome them. To guide the research, it was adopted a qualitative methodology, being this research a case study. To collect the data, it was used semistructured interviews and the information collected was treated through content analysis. After the whole process, it was possible to gather a set of suggestions that can become useful to the target audience of this study, teachers and future teachers in Pre School Education, and relevant to the management of the activities room. The results show that most participants contend that the rules must be constructed with the children of the group as early as possible and, at the time of their implementation, the rules should be remembered and reinforced in a positive way

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paramés, Ana; Freitas, Ana Cristina
Contributor(s) Repositório Comum
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