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Contributos para a elaboração de um plano de marketing territorial para as vilas de Almeida e de Vilar Formoso

Author(s): Gago, Maria Helena Andrade Clara

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21893

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Planeamento Estratégico; Marketing; Desenvolvimento Regional; Públicos Alvo; Strategic Planning; Marketing; Regional Development; Public Target.


Description

Num contexto de concorrência entre os territórios pela captação de recursos suscetíveis de in-centivar o desenvolvimento (investimentos, residentes, turistas, eventos, entre outros), a perspe-tiva de marketing territorial assume-se como uma ferramenta de gestão territorial extremamente útil e atual no processo de constituição de uma imagem eficaz do território, de modo a que se torne mais apelativa para os públicos pretendidos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar as linhas gerais da elaboração do plano de Mar-keting Territorial para o concelho de Almeida. São identificadas as ações que devem ser levadas a cabo, e definido o marketing mix do plano de Marketing o qual envolveu a realização de 11 ações e sub-ações, organizadas em termos da política dos 3p. A existência de um Plano de Marketing Territorial reforça a importância da construção e con-vergência numa visão de futuro, prospetiva, com definição de metas e objetivos estratégicos para o desenvolvimento e competitividade da região, mobilizando os principais atores da região na seleção e participação em projetos chave para o desenvolvimento do concelho.

In a context of competition between regions for attracting susceptible resources to encourage the development (investment, residents, tourists, events, etc.), territorial marketing perspective is assumed as an extremely useful land management tool and present in process formation of an effective image area, so that it becomes more attractive to the intended audiences. The aim of this work is to present the broad outlines of the preparation of the Territorial Marketing plan for Almeida region. Actions are identified to be carried out, and defined the marketing mix Marketing plan which involved the realization of 11 actions and sub-actions, organized in terms of policy 3p. The existence of a Territorial Marketing Plan reinforces the importance of building and convergence in a forward-thinking, prospective, defining strategic goals and objectives for the development and competitiveness of the region, mobilizing the principal actors of the region in the selection and participation in key projects for the region.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, António
Contributor(s) Repositório Comum
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