Document details

INSUCESSO ESCOLAR E MATEMÁTICA. Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Amaro, Mariana Vala

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21908

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): 1.º ciclo do ensino básico; matemática; insucesso escolar; Primary education; mathematics; school underachievement.


Description

O insucesso escolar, na disciplina de Matemática, é um tema de que há muito se ouve falar e que preocupa cada vez mais os docentes, muito em particular os desta disciplina. Referindo-se ao fracasso escolar, o insucesso indica que o aluno não conseguiu atingir os seus objetivos para conseguir concluir com sucesso uma etapa da sua escolaridade. Ao longo dos anos, o insucesso escolar dos nossos alunos, tem vindo a preocupar todos os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, é um problema que cada vez mais é reconhecido por todos nós e que tem feito parte da vida dos professores e dos alunos. O presente relatório está inserido no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende estudar de que forma alunos com percurso de insucesso académico a Matemática e que frequentam o 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, atuam em tarefas propostas durante a prática pedagógica supervisionada. Esta investigação é suportada por um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, em que se tem o objetivo observar, planificar e refletir. Assim, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os resultados demonstram a importância da promoção do diálogo entre alunos e professor e das explicações mais racionais e relacionadas com o dia-a-dia. Observámos, também, que os alunos, em geral, e em particular os que vivenciaram insucesso escolar anteriormente, evoluíram com todas as tarefas realizadas e que demonstraram uma maior eficácia na realização das mesmas. Com um trabalho mais centrado na área da Matemática, levou os alunos a criarem uma nova, e melhor, ligação com esta disciplina e a quererem continuar a trabalhar para que consigam ultrapassar as dificuldades, atingindo o sucesso nesta área.

In Mathematics, school underachievement is highly discussed for a long time and it is something that worries a lot the teachers of this subject. In terms of school failure, academic underachievement refers to a student that did not achieve his goals, so he did not conclude with success one step of his education. Over the years, the educational underachievement of students has been worried all the stakeholders in the teaching and learning process. In particular, the underachievement in Mathematics is one problem well known by all of us and that have been part of teachers and students school paths. This report is part of the pre-service training practice of the Master in Preschool and Primary Education. Its aim is to study how 2nd graders with academic underachievement path act during mathematical tasks. In this research we developed an action-research project, of the interpretative paradigm, which aims were to observe, plan and to reflect the student reactions to this practices. Data were collected through the observation, researcher’s diary, informal conversations and documents. The results of this research illustrate the importance of promoting dialogue with students and teachers, using more solid and rational explanations with examples of the daily routine. We also observed that all students, and more particular the ones that had academic underachievement, have successful evolved with all the proposed tasks as well they demonstrate better efficiency. With more effort centralized in the mathematics, led the students create better bonds with this subject and promote ways of themselves working to improve their abilities to overcome difficulties, achieving success in mathematics

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Ricardo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents