Document details

Estimulação sensorial regulada :

Author(s): Santos, Luis Miguel Correia dos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22157

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermagem em reabilitação; Conforto; Traumatismo crânio-encefálico; Atividades quotidianas; Estimulação física


Description

O Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) é uma das maiores causas de incapacidade a nível mundial. A pessoa pode apresentar decorrente da lesão cerebral adquirida, alterações a nível da consciência, memória, atenção e aprendizagem. Estas sequelas tem um forte impacto na sua vida pessoal, social e profissional. A Estimulação Sensorial Regulada (ESR) é uma abordagem que complementa a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER). Consiste na entrada de informação no cérebro através de sensores (visão, paladar, olfato, audição e a sensibilidade.) Esta deve ser realizada de forma organizada e estruturada, contemplando estímulos relacionados com o habitus da pessoa. Devem-se selecionar instrumentos de avaliação do estado de saúde, onde se inclui a avaliação neurológica antes e após a implementação de atividades de ESR, permitindo medir e analisar os resultados obtidos. Através da adequação de atividades de ESR, associado a um plano de estímulos relacionados com o habitus, pode-se promover o conforto da pessoa. A sua interferência é verificada no contexto físico, psico-espiritual, social e ambiente, conforme descrito no modelo teórico de Kolcaba. O objetivo do presente relatório consiste na descrição, análise e reflexão sobre as atividades desenvolvidas em estágio, de acordo com os objetivos propostos no projeto, para o desenvolvimento de competências específicas de EEER e comuns de Enfermeiro Especialista (EE), preconizados pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Como conclusão verificou-se que a ESR pode ser usada para promover a reabilitação da pessoa com TCE. Esta pode contribuir favorecendo a plasticidade cerebral influenciando o processo de recuperação da função cognitiva, sensorial, motora, e, por consequente, a recuperação funcional. Devem ser produzidos estímulos. relacionados com o habitus da pessoa, promovendo o conforto apoiado na interação enfermeiro/pessoa/família.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Vanda Marques
Contributor(s) Repositório Comum
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