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Empreendedorismo e Desempenho estratégico em tempos de crise: Uma análise sobre o comportamento empresarial dos pequenos e médios negócios

Author(s): Oliveira Gomes, Carla Roberta

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22230

Origin: Instituto Superior de Gestão

Subject(s): Comportamento empresarial; Desempenho estratégico; Empreendedorismo; Pequenos e médios negócios.


Description

O empreendedorismo e o desempenho estratégico, em tempos de crise, têm recebido maior interesse investigativo e editorial nos últimos anos, evidenciando a importância de estudos mais concretos sobre a dinâmica empresarial dos pequenos e médios negócios e a necessidade de implantação de estratégias em momentos turbulentos da economia local e global. Este estudo investiga o comportamento e as capacidades empreendedoras dos empresários desta modalidade de negócio, no fito de compreender melhor o seu desenvolvimento. Em face deste propósito, analisa-se a conduta empresarial de pequenos e médios negócios, consoante as atuais interpretações teóricas e com base em uma análise setorial de empresas de pequeno e médio portes do Maranhão, sobre os fatores que influenciam a ação empreendedora e o desempenho estratégico dessas modalidades de negócio, averiguando a performance empresarial em tempos de crise. Pois o empreendedorismo, nessa modalidade, depende de atitudes comportamentais com foco na eficiência e eficácia dos negócios, além de necessitar de criatividade na forma de empreender, para transformar as dificuldades em oportunidades. Como método de pesquisa, aplicou-se uma pesquisa com base na análise setorial, substanciada pela revisão de literatura, na qual foram analisados estudos recentes correlatos à temática, com a finalidade de comparar as teorias administrativas contemporâneas com o evento alusivo à crise econômica, como fator preponderante para o desempenho dos negócios. O modelo de análise setorial tem caráter exploratório e confirmatório e o propósito metodológico do estudo compreende, ainda, responder às especificidades dos eventos socioeconômicos e comportamentais de forma quantitativa. Os resultados da investigação mostram que é irrelevante o porte da empresa, tanto para a tomada de ações estratégicas, quanto para a velocidade em empreender ações de crescimento. Identificou-se que as MPEs alcançam maior velocidade de ações de crescimento, assim como de empreender ações conjuntas, quando dispõem de capacidades tecnológicas. Além disso, a pesquisa evidenciou que existe uma forte correlação na presença de competências de liderança nas MPEs, velocidade de ações de crescimento e de empreender ações conjuntas. Ressalta-se ainda, algumas limitações nos resultados desta investigação, decorrentes da formulação de questões muito similares e numerosas, que podem ter induzido o respondente a usar de pouca reflexão.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Álvaro
Contributor(s) Repositório Comum
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