Author(s):
Rosa, João Luís Frias
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22506
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Simulação imersiva virtual; Formação contínua; Enfermagem; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
Description
Na sociedade contemporânea o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na saúde, aliado à crescente complexidade dos contextos da prática clínica e à procura pela melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem, torna premente a necessidade de transformação dos paradigmas de ensino/formação e das estratégias de educação existentes. A simulação imersiva virtual (SIV) como estratégia pedagógica, pode constituir um contributo essencial para inovação nos modelos, estratégias e tecnologias pedagógicas, contribuindo para a desmaterialização da educação contínua e para a otimização dos resultados em enfermagem. Contudo, pouco se sabe, sobre a efetividade desta estratégia pedagógica na formação contínua de enfermagem, bem como sobre a utilidade, facilidade e intenção dos enfermeiros para a sua utilização. Este estudo foi concretizado em duas etapas distintas. Num primeiro momento estudamos o impacte, já conhecido, da SIV na formação contínua em enfermagem, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL). Posteriormente para conhecer a facilidade, utilidade e intenção, percebida pelos enfermeiros, para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua, realizamos um estudo exploratório descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Utilizamos uma amostra não probabilística de conveniência, de 81 enfermeiros, de um Serviço de Urgência, num Hospital do Douro Litoral Português. A RSL permitiu clarificar que a SIV contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. O estudo exploratório revelou altos scores médios de facilidade, utilidade e intenção percebidas pelos enfermeiros, para utilizar um simulador imersivo virtual na formação contínua. Resultados que não têm relação com a formação (profissional e experiência), idade ou género dos enfermeiros. Em síntese a SIV é uma estratégia pedagógica que agrega qualidade à formação contínua de enfermagem e segurança aos cuidados. É percebida como fácil de utilizar, útil e os enfermeiros demonstram intenção em utilizá-la na sua formação contínua.