Document details

Procura e oferta desportiva no contexto turístico do Algarve

Author(s): Pereira, Elsa ; Silva, André ; Colaço, Carlos ; Nunes, Paulo ; Mascarenhas, Margarida

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22582

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Algarve; Desporto e turismo; Estratégias; Oferta de serviços desportivos; Procura de serviços desportivos; Algarve; Algarve; Demanda de servicios deportivos; Deporte y turismo; Estratégias; Oferta de servicios deportivos; Demand for sports services; Sports and tourism; Strategies; Supply of sports services


Description

Os destinos turísticos são lugares que atraem e satisfazem as necessidades dos visitantes. A procura turística apresenta padrões de exigência cada vez mais elevados e o tradicional produto “sol e praia” tem vindo a evidenciar-se como insuficiente para dar resposta às necessidades e expetativas dos turistas. O objetivo deste estudo foi caraterizar a procura e a oferta desportiva das unidades de alojamento de categoria média e superior do Algarve, de molde a inferir sobre a respetiva evolução nos últimos 17 anos. Foram inquiridas 43 unidades de alojamento (ua) o que significa uma amostra representativa de 34% do universo em estudo. O método de recolha de dados foi o questionário e os métodos de análise de dados foram a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os dados revelaram que as nacionalidades inglesa e portuguesa são as mais representativas, com 20% para ambas as nacionalidades na época alta, e 20% e 13% em época baixa, respetivamente. Verificou-se que a prática desportiva não é a principal motivação dos turistas das unidades de alojamento que integram a amostra. Constatou-se que houve uma evolução na oferta de serviços desportivos, nomeadamente: aumento do número e diversidade de atividades desportivas, de instalações e de responsáveis com formação na área do desporto, quando comparamos com estudo anterior. No entanto, apenas 21% dos diretores considerou muito adequada a oferta de serviços desportivos da unidade de alojamento sob a sua responsabilidade. As ideias estratégicas identificadas pelos diretores das unidades de alojamento para o desenvolvimento da oferta desportiva em contexto turístico foram: a criação de eventos desportivos, a maior dinamização e diversificação das atividades desportivas e ainda, a criação de pacotes turísticos compostos por práticas desportivas.

Los destinos turísticos son lugares que atraen y satisfacen las necesidades de los visitantes. La demanda turística presenta patrones de exigencia cada vez más elevadas y el tradicional produto "sol y playa" se ha evidenciado como insuficiente para responder a las necesidades y expectativas de los turistas. El objetivo de este estudio fue caracterizar la demanda y la oferta deportiva de las unidades de alojamiento de categoría media y superior del Algarve, de modo a inferir sobre la respectiva evolución en los últimos 17 años. Se encuestaron 43 unidades de alojamiento (ua), lo que significa una muestra representativa del 34% del universo en estudio. El método de recogida de datos fue el cuestionario y los métodos de análisis de datos fueron la estadística descriptiva y el análisis de contenido. Los datos revelaron que las nacionalidades inglesa y portuguesa son las más representativas, con el 20% para ambas nacionalidades en la época alta, y el 20% y el 13% en época baja respectivamente. Se comprobó que la práctica deportiva no es la principal motivación de los turistas de las unidades de alojamiento que integran la muestra. Se constató que hubo una evolución en la oferta de servicios deportivos, en particular: aumento del número y diversidad de actividades deportivas, de instalaciones y de responsables con formación en el área del deporte, cuando comparamos con estudio anterior. Sin embargo, sólo el 21% de los directores consideró muy adecuada la oferta de servicios deportivos de la unidad de alojamiento bajo su responsabilidad. Las ideas estratégicas identificadas por los directores de las unidades de alojamiento para el desarrollo de la oferta deportiva en contexto turístico fueron: la creación de eventos deportivos, la mayor dinamización y diversificación de las actividades deportivas y la creación de paquetes turísticos compuestos por prácticas deportivas.

Tourist destinations are places that attract and satisfy the needs of visitors. The demand standards of tourists are increasingly high and the traditional product "sun and beach" has become insufficient to meet the needs and expectations of tourists. The objective of this study was to characterize the sports’ demand and supply of the middle and upper class hotels of Algarve, in order to infer about their evolution in the last 17 years. A total of 43 hotels was surveyed, so we have a representative sample of 34% of the universe under study. The data collection method was the questionnaire and the methods of data analysis were descriptive statistics and content analysis. Data showed that the English and Portuguese nationalities are the most representative, with 20% for both nationalities in the high season, and 20% and 13% in the low season, respectively. It was verified that sports practice is not the main motivation of the tourists of the hotels that integrate the sample. When compared with previous study, it was observed that there was an evolution in the provision of sports services, namely: an increase in the number and diversity of sports activities, facilities and people with academic training in the sports area. However, only 21% of the directors considered the provision of sports services for hotels under their responsibility to be very adequate. The strategic ideas for the development of the sporting offer of the tourist context in study, identified by the managers of the hotels, were the following: the creation of sporting events, the greater promotion and diversification of sporting activities and the creation of tour packages composed of sports practices.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Pereira, Elsa; Silva, André; Colaço, Carlos; Nunes, Paulo; Mascarenhas, Margarida
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents