Author(s):
Silva, André Filipe Lopes Simões
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22921
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Digital marketing;; Online marketing;; Digital marketing strategies;; Digital marketing techniques;
Description
No âmbito do Mestrado em Comunicação e Marketing, na vertente de Gestão de Marketing, na Escola Superior de Educação de Coimbra, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, foi realizado o Estágio Curricular na empresa InWebSolutions, especializa em Marketing Digital e Formação. De modo a cumprir o objetivo do trabalho, a finalidade deste relatório/ projeto prende-se à contrução de uma ferramenta matricial com base nas estratégias de Marketing Digital, medindo a forma como as empresas podem implementar técnicas estratégicas de Marketing em formato Online. Primeiramente, será apresentado o tema através de uma abordagem teórica, retratando questões ligadas ao objeto de trabalho por via do contributo de vários autores. Numa segunda parte, será dedicada ao desenvolvimento de um instrumento matricial, baseado no autor Vasco Marques (2016) que irá permitir medir nove dimensões específicas de conhecimento estratégico digital: (1) Plano de marketing digital; (2) Website profissional; (3) Loja Online; (4) Email- marketign; (5) Redes sociais e socias media; (6) Search engine optimization; (7) Google Adwords; (8) Mobile marketing; (9) Google Analytics. Este trabalho permitiu gerar um conjunto de considerações e aplicações ao nível teórico e prático. A nível teórico abordam-se questões ligadas às estratégicas de Marketing Digital, e a importância que este novo paradigma contribui para o desempenho das organizações. A nível prático este trabalho permitiu construir uma ferramenta de análise que permitiu suportar decisões de Marketing, nomeadamente ao nível das Estratégicas em Marketing Digital.