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Auto-expressão

Author(s): Vírginia, Iolanda Isabel Fernandes

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22955

Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

Subject(s): Auto-Expressão; Fotografia; Auto-retrato; Tipografia; Poesia; Projeto de mestrado


Description

O título aparentemente subjectivo deste projecto — Auto-expressão — encerra em si mesmo uma polissemia que reflete a atitude perante o projeto, o qual nasceu da vontade de comunicar emoções e estados de espírito. Em suma, o desígnio principal do mesmo foi usar composições visuais empregando imagens fotográficas e texto para expressar fragmentos do ‘eu’ da autora. As imagens fotográficas são ora auto-retratos ora retratos de pessoas que gravitam no universo afetivo directo da autora e que, por conseguinte, se consideram parte da mesma. A viagem de descoberta do ‘eu’ iniciou-se a partir de um ponto de vista externo e carnal, mas rapidamente evoluiu para reflexões mais intensas o que, quer do ponto de vista conceptual, quer do ponto de vista visual, originou imagens crescentemente espirituais e imateriais. Como protagonistas icónicos foram usados corpos, com a predominância evidente do da autora, e como leitmotiv verbal foram selecionadas palavras, expressões e frases de proveniências tão variadas dentro da esfera semântica da autora como a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen ou a prosa do orientador deste projecto. Conclui-se que, tendo partido de uma forte vontade pessoal de autoexpressão como objectivo fulcral do projeto, este foi atingido através de um processo aprofundado e apaixonante da exploração visual (nomeadamente na sofisticação da relação semântica entre imagens e textos) e também em termos de reflexão íntima e poética sobre a essência do ‘eu’ da autora. Pretendeu-se assim, ainda que numa abordagem necessariamente constrangida por limites cronológicos, representar um imaginário rico e diversificado, tão expressivo quanto reflexivo.

The apparently subjective title of the project — Self-expression — contains in itself a polysemy that reflects an attitude towards the project, which was born of the will to communicate emotions and states of mind. In short, the main design is the same as the use of print pieces, images and texts to express fragments of the author's 'I'. As photographic images are sometimes self-portraits or portraits of people who gravitate in the direct affective universe of the author and who, therefore, consider themselves part of the same. The voyage of self-discovery began from an external, automotive point of view, but quickly evolved into more intense reflections than either conceptually or from the visual point of view, it gave rise to increasingly spiritual images and immaterial. As iconic protagonists were with bodies, with an evident predominance of the author, and as verbal leitmotiv were selected words, expressions and phrases of provenances as varied within the semantic sphere of the author as a poetry of Sophia de Mello Breyner Andresen or the prose of the advisor of this project. It is concluded that, starting from a strong personal will of selfexpression as the central objective of the project, besides a deep and passionate process of visual exploration and also in terms of intimate and poetic reflection on the essence of the author's 'I' . It was intended, therefore, in an approach necessarily constrained by chronological limits, to represent a rich and diversified imaginary, as expressive as reflective.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vilas-Boas, Armando
Contributor(s) Repositório Comum
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