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A importância do brincar na creche e no jardim de infância

Author(s): Santos, Joana Alexandra e Silva dos

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23000

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Criança; Brincar; Exploração; Brinquedo; Desenvolvimento; Papel do educador; Child; Play; Exploration; Toy; Development; Educator's role


Description

Este relatório descreve o meu projeto de Investigação-Ação, realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O seu objetivo foi o de compreender qual o lugar que o brincar ocupa nas salas de creche e jardim de infância, como brincam as crianças, e como podemos, enquanto educadores, promover a brincadeira nestes contextos. Observei crianças em quatro grupos distintos (dois grupos de creche e dois de jardim de infância), num intervalo de idades dos 4 meses aos 6 anos. O estudo foi realizado utilizando, essencialmente, a observação direta e as notas de campo, recolhidas em momentos de atividade lúdica. Constatei que nem sempre o brincar é valorizado, principalmente no seio das instituições cuja rotina é muito estruturada, e onde se privilegia a produção de trabalhos, comprometendo o tempo para brincar. Daqui resulta uma redução do tempo destinado ao brincar, não permitindo, em muitos casos, um desenvolvimento das brincadeiras de forma a complexificá-las. Isto acontece, sobretudo, em jardim de infância, sendo que em creche ainda existe tempo e espaço para o brincar, desde logo porque a relação da criança com o mundo da brincadeira começa muito cedo, através da exploração do seu próprio corpo, que é ao mesmo tempo uma forma de se expressar e de brincar, assim como uma forma de se conhecer a si própria e ao meio ambiente. Enquanto brinca, a criança exprime-se livremente e retira prazer das experiências que realiza. As capacidades e aprendizagens que o brincar proporciona são variadas e possibilitam dotar as crianças de competências físicas, pessoais, relacionais, cognitivas e técnicas, tornando-as capazes de transformar o mundo que as rodeia, com sentido crítico e positivo.

This report accounts for my Investigation-Action Project, which has been accomplished within the scope of the Supervised Pedagogical Practice of Masters in Pre-School Education. Its purpose has been to understand which place play takes, both in the nursery and in the kindergarten, how children play and, how we can, as educators, promote play in these contexts. I've observed children in four different groups (two nursery groups and two kindergarten groups) in an age range from 4 months to 6 years old. The study has been carried out mainly by means of direct observation and by taking notes during the moments of play activity. I've found that play is not always valued, mainly amidst the institutions whose routine is highly structured and where one privileges the production of works, to the detriment of time to play. As a consequence, there occurs a reduction of the time destined for play, frequently not allowing the natural development of play activities so as to let them become more complex. This happens especially in kindergartens, while in the nursery there is still time and space to play, due to the fact that the relationship between infant/toddler and the world of play starts very early, through the exploration of his own body, which is a way of simultaneously expressing himself and playing, as well as a way of getting to know both himself and the environment. While he is playing, the toddler/child expresses himself freely and gets satisfaction from the experiments that he is carrying out. The capacities and learnings which are provided by play are varied and permit endowing children with physical, relational, cognitive and technical skills, making them capable of transforming the world around them, with a critical and positive sense.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Augusto
Contributor(s) Santos, Joana Alexandra e Silva dos
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