Author(s): Santos, Albertina Filipa Alves dos
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23131
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Brincar; Crianças; Aprendizagem; Abordagem de Mosaico
Author(s): Santos, Albertina Filipa Alves dos
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23131
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Brincar; Crianças; Aprendizagem; Abordagem de Mosaico
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resulta das aprendizagens realizadas no decorrer da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância. Este documento encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve caracterização do contexto de estágio em jardim de infância, apresentada através da descrição das características da instituição e do ambiente educativo. Apresento também uma breve descrição da intervenção educativa em educação pré-escolar, refletindo sobre a importância do trabalho desenvolvido e também das competências desenvolvidas que serão fundamentais para a futura prática. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico do trabalho, na qual é feita uma revisão de literatura sobre o brincar e a importância que este tem na educação pré-escolar. Na terceira e última parte do relatório, consta o estudo realizado com seis crianças do grupo, utilizando como metodologia de investigação, a Abordagem de Mosaico (Clark & Moss, 2005). Este estudo teve como principal objetivo dar voz às crianças acerca do que para elas significa brincar.