Author(s): Marques, Vanessa Alexandra Rodrigues
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23135
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Jardim de Infância; Brincar; Abordagem de Mosaico
Author(s): Marques, Vanessa Alexandra Rodrigues
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23135
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Jardim de Infância; Brincar; Abordagem de Mosaico
O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa 1 para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, correspondendo a uma análise reflexiva de dimensões da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de jardim de infância. Este documento divide-se, essencialmente, em três partes. Na primeira parte é apresentada a contextualização do itinerário formativo, nomeadamente a caraterização da instituição e do grupo, e termina com a análise reflexiva da experiência de estágio. A segunda parte relaciona-se com o enquadramento teórico da problemática selecionada. A terceira parte diz respeito à descrição e análise crítico-reflexiva de um exercício de investigação que teve como foco principal escutar a voz das crianças, com o intuito de compreender as suas perspetivas acerca do brincar. Este estudo foi realizado com recurso à abordagem de mosaico (Clark & Moss, 2001).