Document details

A importância da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças

Author(s): Fernandes, Mariana Duarte da Costa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23137

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Inteligência Emocional; Desenvolvimento Socioemocional; Literatura Infantil


Description

O Relatório Final surge no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I e II, decorrentes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base nas práticas realizadas ao longo do Mestrado, tornou-se relevante perceber qual seria o impacto da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A autoconsciência, a autorregulação, a consciência social, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisões são competências que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Utilizou-se a literatura infantil para educar para as emoções, mostrando que o docente apresenta um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas. O estudo apresentado neste Relatório Final foi realizado com uma turma de 4º ano, e partiu das questões de investigação definidas pela autora. “Será a literatura infantil um meio auxiliar no desenvolvimento socioemocional”, “Quais os mecanismos que o/a aluno/a utiliza para gerir as suas emoções” e “Como pode o professor ajudar o/a aluno/a a gerir as suas emoções através do conto infantil”. A análise destas questões demostra que os contos infantis podem ter um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Tendo o docente um papel fundamental nesse desenvolvimento, torna-se necessário que os currículos sofram algumas alterações com o objetivo de enfatizar os aspetos sociais e emocionais do aluno.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents