Document details

A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação

Author(s): Mateiro, Vanessa Sofia Castro

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23144

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Literatura Infantil; Literatura Juvenil; Imaginação; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico 1º Ciclo


Description

As histórias fazem parte da infância. A maioria das crianças adora escutar uma boa história, seja em que altura for. Antes de adormecer ou durante o dia, todas as alturas são ótimos pretextos para dar largas à imaginação e integrar a obra que escutam. Este Relatório Final irá centrar-se nessas duas temáticas: a Literatura Infantil e Juvenil e a imaginação. A minha breve investigação recaiu sobre aspetos relacionados com a Literatura Infantil e Juvenil, nomeadamente a sua importância, alguns indicadores que auxiliem na escolha de livros de qualidade e, ainda, alguns factos relacionados com as crianças, a leitura e os livros. Para além disto, irei expor algumas reflexões sobre as minhas experiências de estágio e a Literatura Infantil e Juvenil e apresentarei também as atividades que desenvolvi em contexto de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Resumidamente, irei comprovar que as crianças de Pré-Escolar são capazes de contar uma história sem que decifrem o código escrito. Também os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico estão aptos a dar largas à imaginação e criarem uma história através da leitura de imagens.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents