Author(s): Albuquerque, Carolina Protásio
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23162
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Aprendizagem; Educação Pré-Escolar; Brincar; Espaço Exterior
Author(s): Albuquerque, Carolina Protásio
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23162
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Aprendizagem; Educação Pré-Escolar; Brincar; Espaço Exterior
Este relatório de estágio, intitulado de “As Crianças e as Conceção do Brincar”, insere-se no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Constatando a importância atribuída ao brincar na instituição na qual desenvolvi o estágio, surgiu a necessidade de realizar um estudo acerca da conceção que as crianças têm sobre o Brincar. Este trabalho procura investigar e analisar precisamente o que significa para as crianças Brincar, qual o envolvimento e o papel do adulto nas brincadeiras das crianças e quais os espaços que as crianças associam ao Brincar, dando voz ativa às crianças, com o pressuposto de que as mesmas têm capacidade de decisão e de ter opinião sobre aquilo que lhes diz respeito, bem como, de construir a sua própria aprendizagem. Pretende ainda, através dos testemunhos das crianças, promover a melhoria dos espaços de brincadeiras do Jardim – de – Infância. Com efeito, recorreu-se à metodologia da Abordagem Mosaico (Clark e Moss, 2011), por ser um método participativo que assenta nesse mesmo pressuposto e permite a recolha de informação de forma ajustada a esta faixa etária. Apresenta também uma análise crítica – reflexiva das experiências realizadas, contendo elementos relativos ao contexto educativo de intervenção.