Author(s): Filipe Duarte Lourenço, Erica Patrícia
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23174
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Acountia; Angola; Portugal; Franchising Internacional
Author(s): Filipe Duarte Lourenço, Erica Patrícia
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23174
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Acountia; Angola; Portugal; Franchising Internacional
Em complementaridade com o plano curricular do Mestrado de Estratégia de Investimento e Internacionalização, a presente dissertação é uma pesquisa descritiva sobre o franchising como forma de internacionalização, fundamentada na análise qualitativa de um único estudo de caso de uma pequena e média empresa (pme) portuguesa, a “Acountia Business Consulting & Accounting”. Constituída em 1997, gere uma rede de franchisados na área financeira em contabilidade, consultoria de apoio e gestão e outsourcing e faz parte do grupo português, Onebiz – Creating Business, que detêm um conjunto marcas em diferentes áreas de actuação (consultoria, comércio, educação, financeira, imobiliária e saúde). A internacionalização não é um fenómeno desconhecido das empresas portuguesas, utilizada como estratégia de sobrevivência ou crescimento fora do mercado nacional. O franchising internacional é a base principal para desenvolvimento desta investigação, segundo o Censo (2014) o mercado europeu representa o principal destino das empresas portuguesas que utilizam este sistema. No âmbito internacional o franchising está formado por quatro elementos essenciais que são: imagem internacionalmente replicável, serviço estandardizado internacionalmente, uma relação e contínua entre o franchisador e o franchisado e um espaço geográfico definido (AICEP,2013). O principal objectivo desta dissertação é analisar o franchising como forma de expansão para o mercado externo, tendo em conta a escolha de mercado, principais motivações, barreiras, as vantagens e desvantagens e os custos inerentes deste processo. Com este estudo pretende-se contribuir com o conhecimento e abrir uma porta para o universo do franchising internacional através da descrição do processo de internacionalização da marca Acountia para o mercado angolano, tendo em conta as suas especificidades (motivações, barreiras, as vantagens e desvantagens e os custos).