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Gerontologia educativa: a educação como mecanismo capaz de conceber empowerment à pessoa idosa

Author(s): Baptista, Simone Nogueira

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23227

Origin: Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Subject(s): Pessoas idosas; Gerontologia educativa; Universidade sénior; Empowerment; Gerontologia social


Description

Novos desafios de investigação e de intervenção social gerontológica emergem, inscritos num paradigma que defende o envelhecimento ativo, devido à heterogeneidade das formas de envelhecer que, hoje, também se caracterizam pela crescente escolaridade dos idosos jovens que estão nas primeiras etapas da condição de reformados. Esta nova população caracterizada por níveis de escolaridade mais elevados procura estruturas sociais que lhes permitam satisfazer as suas necessidades de cultura e educação, realçando a importância da aprendizagem ao longo da vida como pilar do envelhecimento ativo. O objetivo deste estudo é perceber se a educação numa universidade sénior que concretiza a ideia da aprendizagem ao longo da vida, pode ser um mecanismo capaz de conceber empowerment ao idoso ou de o manter. Importa para a condução teórica desta investigação compreender a gerontologia educativa que se preocupa com aspetos educativos direcionadas para a população idosa. Assim, e de forma a alcançar o objectivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de gerontologia educativa e de empowerment, cuja tradição literal significa mais poder e que integra diversas variáveis que interessam estudar: autonomia, sociabilidades, resolução de problemas, envolvimento na sociedade, autoestima/bem-estar e estímulo intelectual. O método privilegiado para a recolha de informação foi a análise intensiva, destacando-se a recolha de informação qualitativa pro meio de entrevista semiestruturada a um grupo de 13 idosos com frequência superior a um ano numa universidade sénior. Foi realizada uma análise de conteúdo temática que nos permitiu identificar as categorias que emergiam do corpus de análise que as questões de resposta aberta constituíam. Os resultados e análise demonstraram que a maioria dos idosos são indivíduos com instrução universitária, sendo que das 6 dimensões de empowerment analisadas, três (sociabilidades, autoestima, estímulo intelectual) tiveram melhorias após a entrada na universidade sénior, enquanto as restantes (autonomia, resolução de problemas e envolvimento na sociedade) se mantiveram.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Maria Sidalina
Contributor(s) Repositório Comum
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