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Plano individual de trabalho: um instrumento de avaliação em participação

Author(s): Rodrigues, Jéssica Ribeiro

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23371

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): educação pré-escolar; avaliação participativa; movimento escola moderna (MEM); plano individual de trabalho (PIT); pre-school education; participatory evaluation; modern school movement (MEM); individual plan of work (PIT)


Description

Este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) visa salientar a importância da Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagens da criança, em contexto Pré-escolar, reconhecendo-a como ferramenta crucial na profissão de Educador de Infância. Durante o desenvolvimento deste trabalho focamo-nos no Modelo Curricular Movimento Escola Moderna e num instrumento específico de Avaliação em Participação, o Plano Individual de Trabalho (PIT), instrumento utilizado diariamente pelas crianças da sala de atividades onde desenvolvemos a PES em jardim de infância, e que observámos contribuir para a sua autonomia. Este instrumento é parte da documentação da criança, logo ponto de avaliação do educador, fornecendo-lhe dados para uma avaliação mais contextualizada. O PIT, como instrumento de Avaliação em Participação, valoriza a autonomia da criança, auxiliando-a a organizar o seu quotidiano segundo os seus interesses e funciona também como instrumento de autoavaliação. No contexto da investigação-ação que desenvolvemos integrámos o PIT nas atividades diárias, dando sequência à prática pedagógica da responsabilidade da educadora cooperante e passámos a utilizá-lo mensalmente, configurando-o também como um instrumento sistematizador das escolhas e decisões das crianças, favorecendo a sua autoavaliação. Ainda, para entender as conceções das educadoras sobre a avaliação integrámos no nosso projeto as suas “vozes” recolhidas a partir de um inquérito por questionário e percebeu-se a importância que lhe atribuem, bem como se percebeu a dificuldade e as dúvidas que a avaliação ainda suscita.

This final report of the Practice of Supervised Education (PES) aims to highlight the importance of assessing the child's development and learning, in pre-school context, recognizing it as a crucial tool in the kindergarten teacher profession. During the development of this work we focus on Curricular Model Modern School Movement and a specific assessment instrument in Participation, the Individual Plan of work (PIT), tool used daily by the children of the activities room where we develop the PES in kindergarten, and that we have seen contribute to your autonomy. This instrument is part of the documentation of the child, just point the educator evaluation, providing data for a more contextualized. The PIT, as an instrument of evaluation on Participation, values the autonomy of the child, helping to organize your everyday life according to their interests and also works as an instrument of self-assessment. In the context of research-action that developed integrated the PIT in daily activities, following pedagogical practice the responsibility of nurturing cooperative and we use it every month, by configuring it as a systematiser of instrument choices and children's decisions, favouring your self-assessment. Yet, to understand the concepts of educators on the integrated assessment in our project their "voices", collected from a survey and realized the importance that you attach, how to realize the difficulty and the doubts that the evaluation still raises.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marchão, Amélia
Contributor(s) Repositório Comum
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