Author(s): Oliveira Lourenço, Vânia Cristina
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23387
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Marca; Internacionalização; Parcerias
Author(s): Oliveira Lourenço, Vânia Cristina
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23387
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Marca; Internacionalização; Parcerias
O estudo contextualiza o comportamento da empresa Filstone, nomeadamente ao nível do seu processo de internacionalização, tendo em conta a perceção da importância da formação de parcerias e da marca. A criação de parcerias tende a ser relevante caso, uma empresa consiga responder, atempadamente, às necessidades do mercado, e, desta forma ganhar vantagens competitivas e comparativas. Da mesma forma, a marca influencia a credibilidade do produto e pode otimizar a utilização dos canais de distribuição e o posicionamento num setor caracterizado por processos de customização. Este trabalho pretende observar como a formação de parcerias e o posicionamento da marca interferiram com o processo de internacionalização da Filstone. Numa primeira fase, foi feita uma análise documental aprofundada para averiguar os fatos importantes, e os pontos críticos. De seguida, efetuou-se uma entrevista explorativa, a fim de recolher informação especifica e detalhada; Finalmente, foi efetuada uma entrevista conclusiva de validade da apreciação do investigador. Através deste “estudo de caso”, avaliamos a fileira da Pedra em Portugal, e no mundo, de onde é possível retirar que, com a Internacionalização a promoção de parcerias adequadas, tende a promover a reputação, a notoriedade e o ganho de escala num mercado caracterizado por uma forte concorrência. Foi, ainda, constatado que a criação do Cluster da Pedra, esta década, tende a promover uma revolução organizacional (ao nível da integração de várias competências e capacidades) e tecnológica (com novos e diferentes equipamentos e processos) que se reflete na evolução da eficiência das suas empresas.