Document details

Internacionalização no setor da pedra: o caso da Filstone.

Author(s): Oliveira Lourenço, Vânia Cristina

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23387

Origin: Instituto Superior de Gestão

Subject(s): Marca; Internacionalização; Parcerias


Description

O estudo contextualiza o comportamento da empresa Filstone, nomeadamente ao nível do seu processo de internacionalização, tendo em conta a perceção da importância da formação de parcerias e da marca. A criação de parcerias tende a ser relevante caso, uma empresa consiga responder, atempadamente, às necessidades do mercado, e, desta forma ganhar vantagens competitivas e comparativas. Da mesma forma, a marca influencia a credibilidade do produto e pode otimizar a utilização dos canais de distribuição e o posicionamento num setor caracterizado por processos de customização. Este trabalho pretende observar como a formação de parcerias e o posicionamento da marca interferiram com o processo de internacionalização da Filstone. Numa primeira fase, foi feita uma análise documental aprofundada para averiguar os fatos importantes, e os pontos críticos. De seguida, efetuou-se uma entrevista explorativa, a fim de recolher informação especifica e detalhada; Finalmente, foi efetuada uma entrevista conclusiva de validade da apreciação do investigador. Através deste “estudo de caso”, avaliamos a fileira da Pedra em Portugal, e no mundo, de onde é possível retirar que, com a Internacionalização a promoção de parcerias adequadas, tende a promover a reputação, a notoriedade e o ganho de escala num mercado caracterizado por uma forte concorrência. Foi, ainda, constatado que a criação do Cluster da Pedra, esta década, tende a promover uma revolução organizacional (ao nível da integração de várias competências e capacidades) e tecnológica (com novos e diferentes equipamentos e processos) que se reflete na evolução da eficiência das suas empresas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira de Carvalho, Rui
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents