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De mãos dadas com a Diabetes Mellitus tipo1: contributos da educação para a saúde

Author(s): Barbosa, Karol Lauret Biajoli

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23431

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Diabetes Mellitus tipo 1; Type 1 Diabetes Mellitus; Educação; Autocuidado; Auto-eficácia; Education; Self Efficacy; Self Care; Ciências Médicas; Ciências Médicas; Ciências Médicas


Description

A Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se num grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O número de pessoas com diabetes é crescente, cerca de 422 milhões no mundo, estimando chegar a 642 milhões no ano de 2040, sendo a Diabetes tipo 1 responsável pelo aumento de 3% dos casos todos os anos. Portugal, não é exceção, e nas últimas décadas, tem vindo a aumentar a prevalência da diabetes (WHO, 2016; IDF, 2015; SPD, 2016). Os objetivos terapêuticos na gestão da diabetes, nomeadamente a Diabetes tipo 1, incluem, para além do controlo da alimentação, da administração de insulina e da adoção de um estilo de vida ativo, a literacia e a educação terapêutica, consideradas como o processo de prover o indivíduo de conhecimento, habilidade e capacidade técnica, necessárias para a promoção do autocuidado e da auto-eficácia, reconhecidos como aspetos importantes para um melhor controlo glicémico, prevenção das complicações e acima de tudo melhor qualidade de vida (WHO, 2016; AAED, 2007). O presente estudo tem como objetivo promover o autocuidado e a auto-eficácia em adultos com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), utentes do Hospital de Dia de Diabetes do HDFF, pela implementação de uma intervenção educativa. O projeto englobou 20 adultos, com DM1, em tratamento no Hospital de Dia de Diabetes do HDFF, com avaliação dos conhecimentos da diabetes, dos níveis de auto-eficácia, e da análise da Hemoglobina glicada dos participantes antes e após as três sessões educativas implementadas. Os utentes apresentaram bom nível de conhecimentos da diabetes, altos níveis de auto-eficácia e insatisfatório controlo glicémico antes das sessões. Após o fim deste projeto, constatou-se que os objetivos traçados foram alcançados, uma vez que 74% dos utentes aumentaram os seus conhecimento na diabetes, 74% tiveram melhoria nos níveis da escala de auto-eficácia global e 84% tiveram o controlo glicémico melhorado. Mediante os resultados apresentados, onde o conhecimento na diabetes e a auto-eficácia se relacionam com os resultados da Hemoglobina glicada, considera-se que o projeto teve papel relevante no melhor controlo da diabetes.

Diabetes Mellitus is today a global epidemic, posing a major challenge for health systems around the world. The number of people with diabetes is growing, about 422 million adults worldwide, estimated to reach 642 million in the year 2040, with Diabetes type 1 (DM1) responsible for a 3% increase in cases each year. Portugal, is no exception, and in the last decades, the prevalence of diabetes has increased (WHO, 2016, IDF, 2015, SPD, 2016). Therapeutic goals in diabetes management, including DM1, include, in addition to feeding control, insulin delivery and the adoption of an active lifestyle, literacy and therapeutic education, considered as the process of providing the individual of knowledge, skill and technical capacity, necessary for the promotion of self-care and self-efficacy, recognized as important aspects for better glycemic control, prevention of complications and, above all, better quality of life (WHO, 2016; AAED 2007) . The present study aims to promote self-care and self-efficacy in adults with Type 1 Diabetes Mellitus, patients at the HDFF Diabetes Day Hospital, for the implementation of an educational intervention. The project involved 20 adults with DM1 undergoing treatment at the HDFF Diabetes Day Hospital with an assessment of diabetes knowledge, self-efficacy levels, and glycated hemoglobin analysis of the participants before and after the three educational sessions implemented. Patients presented good knowledge of diabetes, high levels of self-efficacy and unsatisfactory glycemic control before the sessions. After the end of this project, it was found that the objectives were achieved, since 74% of the users increased their knowledge in diabetes, 74% had improvement in the levels of the global self-efficacy scale and 84% had glycemic control improved. Through the results presented, where knowledge in diabetes and self-efficacy are related to the results of glycated hemoglobin, the project is considered to have a relevant role in the better control of diabetes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Frias, Ana Carolina; Pereira, Maria Amélia Fonseca
Contributor(s) Barbosa, Karol Lauret Biajoli
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