Document details

O mais importante é tratar os meninos como pessoas:

Author(s): Silva, Ana Teresa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/23878

Origin: Instituto Piaget

Subject(s): Transição; Articulação; Educação pré-escolar; 1º Ciclo do ensino básico; Crianças; Sucesso educativo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório foi realizado com vista a obter uma melhor percepção do que sentem as crianças na fase de passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º. ano do Ensino Básico. É fundamental ouvir a opinião das crianças de forma a melhorar o processo de ensino/aprendizagem e proporcinar uma transição sem prejuízo para o sucesso educativo das mesmas. É essencial que educadores e professores, articulem saberes, planifiquem e saibam ‘trabalhar’ em conjunto. A forma como os docentes pensam sobre a articulação entre ciclos e agem de forma a facilitar esse processo é, também, um factor preponderante para o bom desenvolvimento das crianças e suas aprendizagens.Para melhor compreender esta temática recorri a entrevistas a crianças que transitaram para o 1.º ano e a docentes que leccionam o 1.º ano do Ensino Básico. A análise destas revelou que ainda existe um grande caminho a percorrer no sentido de uma articulação, sem prejuízo para as crianças, sendo que as professores me parecem bem atentas a esta transição, tentado minorar os seus efeitos ‘negativos’.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, Helena
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents