Document details

Educação em ciências no jardim de infância: será que podemos trazer a natureza para dentro da nossa sala?

Author(s): Cruz, Catarina de Jesus

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24053

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Educação em Ciências; Metodologia de Trabalho por Projeto; Educação Pré-Escolar


Description

O presente relatório final, enquadra-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida na unidade curricular Prática Educativa I, do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Trata-se de uma intervenção desenvolvida no ano letivo 2015/2016 num Jardim de Infância da rede pública em Coimbra, com crianças dos 3 aos 5 anos. O contexto de estágio foi um dos impulsionadores do desenvolvimento da intervenção, e desse modo foram levantadas algumas questões de partida “O que sabem as crianças sobre a Natureza? Como aprendem Ciências? Quais os efeitos da Metodologia de Trabalho por Projetos nas aprendizagens de Ciências no Jardim de Infância?”. Foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o registo dos diálogos, registo fotográfico, grelhas de avaliação da implicação e do bem-estar emocional, para posteriormente proceder à sua análise e interpretação. No início do projeto as crianças evidenciaram possuir noções sobre a Natureza que se afastavam do saber científico aceite. Após a intervenção, os resultados mostraram ter havido aprendizagens e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a Metodologia de Trabalho por Projetos (MTP) se mostrou potenciadora de aprendizagens de Ciências e atitudes de respeito para com a Natureza.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents