Author(s): Amaral, Carmem lúcia dos Santos
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24056
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Atividade Lúdica; Motivação; Ensino e Aprendizagem
Author(s): Amaral, Carmem lúcia dos Santos
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24056
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Atividade Lúdica; Motivação; Ensino e Aprendizagem
O jogo e a brincadeira, assim como outras manifestações lúdicas (contos e histórias, dramatizações, danças, …), não só podem, como devem ser usados como recurso pedagógico na sala de aula. Têm importância fundamental no desenvolvimento dos alunos porque estimulam não só a cooperação e a socialização, como têm papel fundamental no desenvolvimento da perceção, da memória, da atenção, das noções de tempo e de espaço, das habilidades motoras e do equilíbrio. É primordial o professor saber como e quando desenvolver o jogo e a brincadeira na sala de aula, pelo que estas atividades devem estar incluídas num projeto pedagógico, sem que sejam vistas como meros passatempos. Através de um clima de descontração, o jogo e a brincadeira, na sala de aula, podem fazer a criança perder o medo de errar, tornar-se mais confiante e segura de si mesma. A concretização de atividades lúdicas nas aulas pode promover a descontração, a atenção e a motivação dos alunos, construindo-se, deste modo, aprendizagens mais significativas. Com o presente trabalho procurou-se estudar a importância da realização de atividades lúdicas nas aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico de seis Agrupamentos de Escolas Públicas do Concelho de Coimbra. Os resultados obtidos permitem chegar à conclusão que, não sendo as atividades lúdicas a única via capaz de melhorar o ensino e contribuir para o bom aproveitamento dos alunos, podem constituir-se como uma ferramenta facilitadora de aprendizagens significativas. No entanto, apesar do esforço das Escolas e dos professores e do grau de satisfação dos alunos perante este tipo de atividades, surgem, por vezes, obstáculos físicos e curriculares que, nem sempre, permitem a concretização de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.