Document details

Avaliação da satisfação profissional dos enfermeiros num ACES da região de Lisboa

Author(s): Rabaça, Maria Helena Pires Correia

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24156

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Gestão em enfermagem; Enfermeiros; Cuidados de saúde primários; Satisfação profissional


Description

O enfermeiro gestor assume-se como figura central numa organização de saúde no que diz respeito à gestão na enfermagem, procurando a melhoria contínua dos cuidados prestados à população. Assim como existe preocupação com a qualidade dos cuidados de saúde, existe também uma preocupação crescente com a satisfação profissional, nomeadamente dos enfermeiros, enquanto elemento influenciador da saúde do próprio, da sua qualidade de vida e da sua influência sobre os indivíduos e as organizações, apresentando-se como um importante indicador de gestão. A constante reorganização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), aliada ao interesse pessoal sobre o tema, motivou o presente estudo que tem como objetivo geral, a avaliação da satisfação profissional dos enfermeiros num Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), da Região de Lisboa. Pretendemos descrever os níveis de satisfação profissional do referido ACES, compreender a relação entre a satisfação profissional e os fatores sociodemográficos e profissionais e identificar a satisfação profissional dos enfermeiros nas diferentes Unidades Funcionais (UF), existentes. Trata-se de um estudo observacional de natureza descritiva, transversal e correlacional, onde se utilizou o Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional-ACeS (…) v2, (IASP ACeS (…) v2), do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), com a coorientação do respetivo autor. Os resultados demonstraram que a dimensão que apresenta maiores níveis de satisfação é, à semelhança de estudos idênticos, a “Melhoria Contínua da Qualidade” (MCQ). Em relação aos fatores sociodemográficos e profissionais, apenas referir que os homens estão menos satisfeitos que as mulheres, não se registando nas outras variáveis, diferenças estatisticamente significativas. No que respeita à “Satisfação Global” (SG), os resultados apresentam algumas diferenças entre as UF, nomeadamente na Unidade de Saúde Pública (USP) e nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Modelo B. A “Qualidade de Prestação de Cuidados” (QLT) é uma dimensão em que o grau de satisfação revelou-se apenas “Regular”.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lucas, Pedro Bernardo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents