Author(s):
Guerra, Mafalda Sofia Andrade
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24170
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Integração entre Ciências e Matemática; Fatores Abióticos; Tabelas; Gráficos; Questionamento; Orquestração
Description
O Relatório Final denominado “O questionamento em aulas de Ciências Naturais do 5.º ano de escolaridade: uma abordagem que integra a Matemática” descreve um trabalho investigativo e uma reflexão sobre o estágio no 1.º CEB e os estágios no 2.º CEB em Matemática e em Ciências Naturais, inseridos no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Na primeira parte deste Relatório Final (Capítulos I a V) é apresentado um Estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa desenvolvido na turma de Ciências Naturais do 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na práticade ensino em Ciências, o qual pretendeu dar resposta às seguintes questões deinvestigação: Que oportunidades de aprendizagem o questionamento proporcionou em aulas de Ciências Naturais que integraram a Matemática? e Qual a reflexão daprofessora/investigadora sobre a sua orquestração das atividades dos/as alunos/as neste ambiente?. Os resultados do Estudo mostraram que os/as alunos/as tiveram oportunidade de lidar com conceitos de Ciências Naturais (fatores abióticos, adaptaçõescomportamentais e morfológicas dos animais e Biodiversidade) e de Matemática (interpretação de gráficos), num contexto integrador e de questionamento, próximo do método socrático, em que estiveram permanentemente envolvidos/as com a investigadora. Na segunda parte do presente Relatório Final (Capítulo VI) é apresentada uma reflexão sucinta sobre o Estágio em 1.º CEB e os Estágios em 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e de Ciências Naturais.