Document details

A obesidade infantil :

Author(s): Casaca, Rita da Purificação Ferreira Teles

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24190

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermagem pediátrica; Obesidade pediátrica; Família; Promoção da saúde


Description

A Obesidade Infantil é atualmente considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das doenças mais prevalentes na idade pediátrica a nível mundial. A mesma entidade define a obesidade como sendo uma patologia onde o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afetar a saúde. Devido aos riscos que esta doença apresenta para a vida da criança e pelas repercussões que continuará a ter na vida adulta é necessário intervir com urgência junto da população infantil no âmbito da prevenção e redução da morbilidade associada. Ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ) coloca-se o desafio de intervir junto das crianças com obesidade e sua família ajudando-as na consciencialização da gravidade deste problema de saúde e na adoção de comportamentos saudáveis. Uma vez que na génese dos cuidados de enfermagem está a perspetiva e a individualidade da pessoa, justificouse a mobilização do modelo teórico de Nola Pender para o planeamento da Consulta de Enfermagem para crianças com Obesidade Infantil. A enfermagem centra-se não só no cliente doente, mas também na pessoa saudável tendo em atenção o seu estádio de desenvolvimento e a sua família. Já a enfermagem pediátrica tem vindo a sofrer alterações ao longo dos tempos acompanhando o modo de ver a criança e as descobertas científicas da psicologia da saúde, assentando em dois princípios fundamentais: os Cuidados Centrados na Família e os Cuidados não Traumáticos. O EEESCJ é aquele que tem competências para assistir e cuidar da criança e família, em todos os seus estádios de desenvolvimento, quer na saúde quer na doença. O presente relatório pretende dar a conhecer o processo de aprendizagens a nível pessoal, profissional e académico, que resultaram do meu percurso formativo, que se iniciou em contexto de sala de aula, culminou com o Estágio e que conduziu ao desenvolvimento de competências de EEESCJ. Este documento é o testemunho, do processo reflexivo e integrador, das minhas aprendizagens.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Maria Filomena
Contributor(s) Repositório Comum
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