Author(s): Marine, Lopes
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24229
Origin: Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo
Subject(s): Vitivinicultura, Enoturistas, Enoturismo, desenvolvimento local.
Author(s): Marine, Lopes
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24229
Origin: Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo
Subject(s): Vitivinicultura, Enoturistas, Enoturismo, desenvolvimento local.
O presente projeto denominado: “Enoturismo: Fator de Desenvolvimento da Região do Dão?” realizou-se no âmbito do mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Negócios. O tema base desta investigação é o enoturismo enquanto elemento suscetível de dinamizar a Região Demarcada do Dão. O setor do turismo em Portugal é responsável pela geração de importantes receitas e pela criação de um número considerável de postos de trabalho. No entanto, existem regiões do país onde a dependência no setor é mais evidente. O setor do turismo assumese, deste modo, como um fator impulsionador do desenvolvimento socioeconómico. A pesquisa incidiu no desenvolvimento do Enoturismo na Região do Dão. Analisou-se igualmente o desenvolvimento do Enoturismo em termos europeus, tendo em conta a sua manifestação mais expressiva: as Rotas do Vinho. O enoturismo, enquanto produto turístico, não deve restringir-se à existência de unidades vitivinícolas com capacidade para receber visitas. Efetivamente, o produto enoturismo será tanto mais rentável, quanto melhor se valorizar, proteger e promover os recursos da região vitivinícola, integrados num “mix” de serviços e equipamentos. A organização e qualificação da oferta existente faculta a possibilidade de captar, em cada local, um maior número de clientes, aproveitando a dinâmica do setor do turismo enquanto setor que origina um fluxo de visitantes no território, podendo adquirir os produtos junto dos produtores, aumentando assim o impacto direto e o volume de negócios de cada agente económico.