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Marketing & promoção nas pequenas empresas de turismo: Estudo de caso: GAP viagens DMC

Author(s): Santos, Tânia Isabel Isaac dos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2429

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Marketing; Promoção; Empresas de turismo; Estudo de caso; Promotion; Tourism companies; Case study


Description

Vivemos numa sociedade de consumo, que cresceu rapidamente ao nível da oferta de serviços e produtos à disposição de um vasto leque de consumidores de diferentes idades e características, multicultural, e com um poder de compra bastante díspar. O mercado actual abrange todos estes consumidores, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade para uma camada mais elevada, produtos e serviços regulares, e similares, de qualidade bastante inferior, a preços bastante acessíveis. Em turismo, o boom da oferta, a nível mundial, originou um feroz aumento da competitividade entre os prestadores de serviços e no mercado retalhista, gerando alterações significativas na economia dos diferentes mercados e no estilo de vida dos consumidores. Neste quadro de competitividade dos mercados acentuou-se a importância da divulgação da informação, e do desenvolvimento e aplicação de técnicas e ferramentas estratégicas para o marketing e promoção turísticos. Uma estratégia de marketing e promoção competitiva, capaz de conquistar a atenção e confiança do público a que se destina, é a ferramenta chave de uma empresa para conseguir um posicionamento seguro no mercado actual. Existe uma oferta cada vez mais diversificada, competitiva, e um número imenso de empresas prestadoras dos mesmos serviços e produtos direccionadas para os mesmos segmentos de mercado. A inovação e a diferenciação impõem-se pois como estratégia que poderá permitir a conquista do consumidor através da promoção, e garantindo-lhes novas experiências, qualidade, e novos produtos e serviços inovadores, no sentido de responder às suas necessidades e superar as suas expectativas. A área de estudo desta investigação concentra-se no marketing e promoção turísticos, com o objectivo de identificar e compreender as principais estratégias de marketing e promoção para as pequenas empresas de turismo. O presente estudo, para além de analisar uma empresa turística nova no mercado português - a Gap Viagens DMC (Destination Management Company) -, desde a sua criação, há dois anos atrás, até à realidade actual, e os meios que utiliza para se promover, procura também contribuir recomendando algumas estratégias e ferramentas a adoptar por parte dessa empresa, para melhorar a sua promoção através das principais ferramentas de difusão de informação.

We live in a society of consume, which grew very quickly turning available to the consumers, of different ages and characteristics, and with a considerably purchasing power, a wide range of different products and services. The current market covers all of these consumers by offering them products and services of high quality, regular products and services, and others of much lower quality, at a very affordable price. In tourism, the market boom led to an increase of the competition among service providers and the retail market, generating very significant changes in the economy of the different markets and in the living styles of the consumers. In the context of competitive markets, the importance of information has growth, as well as the importance of the application of marketing and promoting strategies, and information tools. A competitive marketing strategy and promotion will able the companies to capture the attention and confidence of the target audience. That is the key tool for a company to achieve a secure placement in the market today. More diverse and competitive companies, providing the same services to the same target markets, open increasingly. Innovation and distinction are imposed as the strategy that will allow the companies to be competitive, by promoting and providing to the costumers new experiences, quality, and new innovating products and services, meeting their target needs and exceed their expectations. The study area of this research is focused on marketing and promotion in tourism, in order to identify and understand the main marketing strategies and promotion for small medium tourism companies. In addition, the study analyzes a new tourist company in the Portuguese market - Gap DMC (Destination Management Company) - since its opening, two years ago, to it’s current situation, and analyzes the tools this company uses to promote Itself. It also seeks to contribute for the improvement of the use of the company’s promotion techniques, by recommending some appropriate strategies and tools to the company and its target markets.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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