Document details

Dislexia: o contributo de estratégias na intervenção do desenvolvimento do défice da consciência fonológica em alunos do 3º ciclo

Author(s): Lima, Julieta Pires de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2473

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Educação especial; Dislexia; Fonologia; Ensino básico 3º ciclo


Description

Considerando que a procura de respostas adequadas ao sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais, constitui o grande desafio colocado ao docente de Educação Especial, e sabendo que a opinião generalizada e consensual é que qualquer perturbação ao nível da leitura e escrita tem consequências nefastas nas aprendizagens destes alunos, sendo frequentemente responsáveis pelo seu insucesso escolar, pretende-se essencialmente transmitir os procedimentos e os constrangimentos que existem na intervenção de um aluno do 9º ano com dislexia, por parte da Educação Especial. O presente trabalho divide-se em duas partes: Uma primeira parte onde se faz um breve enquadramento teórico do tema, dislexia, mas aprofundando mais o capítulo sobre consciência fonológica; na segunda parte procederemos à elaboração do nosso estudo empírico, através de um estudo de caso de um aluno disléxico do 9º ano de escolaridade, para o qual se elabora um plano de intervenção com o objectivo de compensar uma das suas áreas fracas, ou seja, a consciência fonológica. É nossa convicção que uma intervenção fundamentada, estruturada e adequada ao aluno com défice a nível da consciência fonológica é, mesmo em idade avançada, uma fonte de valorização do aluno nas suas capacidades.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents