Document details

Parecer dos professores do 1º ciclo do ensino básico face à inclusão de alunos sobredotados na sala de aula

Author(s): Perdiz, Teresa

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2496

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar; Sobredotado; Ensino básico 1° ciclo


Description

Este trabalho teve como objeto de estudo a Sobredotação, nomeadamente a inclusão de crianças sobredotadas nas salas de aula do 1.º Ciclo. Em Portugal, o estudo da sobredotação tem sido alvo de um esforço e interesse contínuo por parte da comunidade científica. O caso da precocidade do desenvolvimento psicológico, e a possibilidade de uma entrada antecipada na escola, demonstra uma área em que a legislação educacional apresenta, no nosso país, alguma atenção educativa diferenciada aos alunos sobredotados. Deste modo e sendo uma realidade a permanência destes alunos na escola regular, é pertinente investigar qual a atitude dos professores face a esta temática. Para esse efeito utilizou-se uma amostra constituída por cento e trinta seis professores do 1.º Ciclo do ensino Básico, que responderam a um questionário constituído por duas partes. Deste estudo, podemos concluir, principalmente, que: 1) as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE, não são influenciadas pelo fator idade; 2) os professores reconhecem a importância da sala de aula para os alunos com NEE; 3) os professores sem especialização em Educação Especial não conhecem todas as caraterísticas e necessidades dos sobredotados; 4) a presença de sobredotados numa turma do regular beneficia os restantes alunos; 5) as escolas não possuem apoios, quer materiais, quer humanos para a inclusão de sobredotados; 6) os professores reconhecem a importância da formação para trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents