Document details

Literatura, literacia e inclusão: estudo sobre o atraso global do desenvolvimento psicomotor da criança

Author(s): Semedo, Maria Vaz

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2535

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Literatura; Literacia; Integração escolar; Fonologia; Alfabeto; Aprendizagem da escrita


Description

Este trabalho trata da análise da distância a que se encontram crianças de meios sócioculturalmente desfavorecidos relativamente à descoberta do princípio alfabético. Trata também, da procura de estratégias que minimizem as dificuldades de aprendizagem da leitura, factor dominante entre aqueles que geram o insucesso escolar. Na investigação, foi determinado o ponto de partida de um grupo de crianças, em idade pré-escolar que frequenta um jardim-de-infância da rede pública, de um bairro de realojamento e que integra um caso com NEE. Todas as crianças avaliadas preenchiam os pré-requisitos para aprenderem a ler, salvo o da consciência fonológica. Isolado este factor, tido como crucial na aprendizagem da leitura, foi então possível procurar soluções para o problema. Com base no quadro teórico de referência que conjuga o olhar sobre as condições facilitadoras da descoberta do princípio alfabético com o do atendimento à diferença, através de uma educação inclusiva, delineou-se um Plano de Intervenção que tem como eixo o recurso à literatura. Com efeito, a literatura, enquanto resposta às mais fundas necessidades da condição humana e lugar de produção dos sentidos inesgotáveis da língua, confere significatividade ao esforço requerido pela aprendizagem da linguagem escrita.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Semedo, Maria Vaz
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents