Document details

A música como mediadora no desenvolvimento cognitivo em crianças com perturbações autísticas: intervenção junto de uma aluna com perturbações autísticas

Author(s): Barros, Marisa Raquel Monteiro de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2568

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Autismo; Música; Socialização; Comunicação; Psicomotricidade


Description

Este projeto de investigação aborda a temática da importância da Música no desenvolvimento cognitivo das crianças com Perturbações Autísticas. Pretendemos possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do Autismo, tal como, benefícios que a música manifesta nesta perturbação ao nível cognitivo, socialização/interação, comunicação e psicomotricidade. Deste modo, o nosso projeto incide num estudo de caso, de uma criança que frequenta o pré-escolar com Autismo; onde serão abordadas estratégias de intervenção, para tal, recorremos à observação direta, tendo-se elaborado grelhas de observação, sendo ainda, delineadas e concretizadas algumas atividades práticas, de modo, a obtermos dados para o nosso estudos. Com a realização deste trabalho, foi possível conhecer melhor as práticas e estratégias a adotar com a criança, de forma a possibilitar-lhe uma integração na sociedade e meio escolar, e ainda ajudando-a no seu desenvolvimento cognitivo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents