Author(s): Reis, Vânia Alexandra dos Santos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2597
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Família; Educação; Participação dos pais
Author(s): Reis, Vânia Alexandra dos Santos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/2597
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Família; Educação; Participação dos pais
Neste trabalho de investigação apresentamos o tema: «O Envolvimento da Família na Educação De Crianças Com Necessidades Educativas Especiais», cuja pesquisa tem como objetivo contribuir para o despertar de consciências e sensibilizar para a importância desta participação ativa por parte deste agente educativo. Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática da relação entre a família e a escola, perspetivando-se as funções quer da família quer da escola, apelando à compreensão mútua e à co-responsabilização de pais e educadores/professores no processo educativo da criança. Este envolvimento que pretendemos despertar só terá sucesso se for encarado como um processo coletivo e partilhado. Neste sentido, tentamos percecionar e compreender o quando e como os pais e a escola estabelecem e mantêm uma relação. Ambicionamos analisar quais as conceções que educadores/professores têm sobre o envolvimento da família na educação de crianças com necessidades educativas especiais, sendo que optamos por realizar um estudo recorrendo ao inquérito por questionário como instrumento de pesquisa.