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«Memória e Património» : Integração das coleções museológica e de livro antigo na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa : um processo educativo do utilizador-estudante

Author(s): Campos, Isabel ; Dinis, Ana Novas ; Pinheiro, Cristina ; Lopes, Silvia

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/28501

Origin: Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde

Subject(s): Livro antigo; Exposição; Museologia


Description

Introdução – A normalização é uma das áreas em que a museologia, a biblioteconomia e a arquivística estão necessariamente envolvidas, constituindo a primeira preocupação na execução do presente projeto de inventariação de coleções científicas e técnicas da Faculdade de Farmácia da ULisboa (FFULisboa). O trabalho técnico com vista à identificação de objetos e à sistematização de coleções assenta em princípios que são transversais às ciências da organização e do conhecimento. Para tal são utilizados auxiliares terminológicos e princípios de classificação comuns aos profissionais da informação. Motivada pela existência de um conjunto significativo de materiais e equipamentos científicos, capazes de edificar uma imagem patrimonial e histórica da FFULisboa, a equipa da biblioteca, com o apoio da direção e em colaboração com os departamentos, iniciou, no primeiro trimestre de 2013, o projeto de recuperação e salvaguarda da memória e dos materiais da Faculdade1-2 . Objetivos – Os principais objetivos deste projeto são: identificar os objetos ou materiais científicos e técnicos existentes na FFULisboa tendo em consideração a sua antiguidade, valor histórico, científico e pedagógico; contribuir para a valorização do património científico e técnico de Farmácia, do ponto de vista do ensino farmacêutico a partir dos objetos/materiais; recuperar, preservar e divulgar as coleções junto da comunidade académica, contribuindo para o processo educativo do utilizador-estudante. Métodos – O projeto, em desenvolvimento, foi estruturado em várias etapas. Etapa 1: Levantamento e recolha de materiais – Contactou-se o responsável de cada departamento para identificar os materiais mais significativos e procedeu-se à recolha dos mesmos. Identificaram-se os locais onde poderiam existir outros materiais de interesse (Castelinho, Arquivo e Armazéns da Faculdade). Etapa 2: Organização dos materiais recolhidos – Ordenaram-se por tipologia (coleção de plantas, vidros, instrumentos, equipamentos, mobiliário e livro antigo). Etapa 3: Triagem e Inventariação – Envolvimento dos docentes na triagem e identificação dos espécimes mais pertinentes, posteriormente inventariados pela equipa da Biblioteca, em fichas criadas para o efeito3. Foram elaboradas e colocadas etiquetas de identificação. Etapa 4: Exposição e Legendagem – Foram identificados, selecionados e preparados os locais de exposição para os diversos tipos de materiais. Resultados – Considerou-se, no âmbito do processo educativo, que os materiais deveriam ser expostos em diversos espaços da Faculdade. A coleção de plantas, identificada e estudada por uma docente, foi exposta na Sala de Professores e, no átrio exterior, foram expostos numa mesa antiga vários materiais e um exemplar de uma Pharmacopea. No Salão Nobre foram expostos vidros e instrumentos em armários livreiros. No átrio exterior da Biblioteca foram expostos equipamentos de tecnologia farmacêutica. Alguma vidraria e instrumentos foram distribuídos pela Sala de Leitura. No piso superior da Biblioteca encontra-se o Núcleo Histórico: Livro Antigo, Diários do Governo e da República. Considerações finais – Num futuro próximo pretende-se constituir uma base de dados específica de museologia para tratamento documental, realizar uma reportagem fotográfica de todos os materiais expostos a disponibilizar na Biblioteca Digital da ULisboa e criar um catálogo de exposição.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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