Document details

Inclusão e diferenciação pedagógica: não deixar ninguém de fora

Author(s): Diogo, Marlene Alexandra Lourenço

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/30517

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Inclusão; Diferenciação pedagógica; Educação inclusiva; Escola inclusiva; Adapatação; Necessidades educativas especiais; Inclusion; Pedagogical differentation; Inclusive education; Inclusive school; Adaptation; Special educational needs


Description

O presente relatório é decorrente do projeto de investigação realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como tema central o processo de inclusão e diferenciação pedagógica em contextos de creche e jardim-de-infância. O objetivo foi, ao longo dos períodos de estágio, observar de que forma as educadoras cooperantes atuavam perante o processo de inclusão e de que forma eu, enquanto estagiária, poderia intervir de modo a potencializar essas situações, procurando sempre o benefício das crianças. A investigação foi realizada durante os dois períodos de estágio em Creche e Jardim-de-Infância, ao longo do relatório são retratadas duas realidades diferentes, no modo de intervir em contextos de inclusão com crianças com necessidades educativas especiais. No decorrer do relatório estas duas realidades são objeto de análise e reflexão, assim como as minhas próprias intervenções enquanto estagiária e a importância que é dada à relação afetiva entre o adulto de referência e as crianças. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, tendo sido realizado com recurso a alguns instrumentos de análise e interpretação de dados, nomeadamente: a observação participante e não participante nos diversos momentos da rotina, notas de campo recolhidas durante os períodos de estágio, registos audiovisuais, intervenções realizadas e ainda entrevistas, realizadas às educadoras cooperantes. No capítulo das considerações finais são descritas reflexões acerca das experiências vivenciadas, bem como sobre a complexidade associada ao tema em questão: o processo de inclusão em contextos diferenciados.

This report is a result of the research project carried out under the Master's Degree in Preschool Education and its central theme is the process of inclusion and pedagogical differentiation in nursery and kindergarten contexts. The objective was, throughout the internship periods, to observe how the cooperating educators acted before the inclusion process and how I, as an intern, could intervene in order to enhance these situations, always seeking the benefit of the children. The research was conducted during the two internship periods in nursery and kindergarten, being that throughout the report two different realities are portrayed, in order to intervene in inclusion contexts with children with special educational needs. In the course of the report these two realities are the subject of analysis and reflection, as are my own interventions as an intern and the importance given to the affectionate relationship between the reference adult and the children. This project is based on a qualitative research conducted by the guiding principles of action research, having been carried out through some instruments of data analysis and interpretation, namely: participant and non-participant observation at the various moments of the daily routine, field notes collected during the internship periods, audiovisual recordings, interventions and interviews with the cooperating educators. In the final considerations chapter, reflections are described about the lived experiences, as well as about the complexity associated with the theme in question: the process of inclusion in different contexts.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moura, Ana Francisca
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents