Document details

Desafios para a Construção de uma Escola Inclusiva no 1º Ciclo do Ensino Básico:

Author(s): Silva, Cláudia

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/35787

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): 1.º ciclo do ensino básico, escola inclusiva, inclusão, necessidades educativas especiais.; Primary education, inclusive education, inclusion, special educational needs.


Description

O nosso estudo de investigação aborda a questão dos desafios para a construção de uma escola inclusiva no 1.º ciclo. Este estudo foi realizado com professores do 1.º ciclo de quatro escolas da região de Lisboa e tem como objetivo aprofundar nosso conhecimento sobre as perceções que os professores de 1.º ciclo tem perante a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em sala de aula. Pretende conhecer os desafios dos professores face a inclusão de crianças com NEE em sala de aula e conhecer as estratégias e os instrumentos de avaliação que utilizam para facilitar a inclusão. Pretende ainda conhecer as vantagens e desvantagens da implementação de práticas inclusivas em crianças com NEE em sala de aula. Este estudo de investigação é de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, baseada num paradigma construtivista. O método de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. A recolha de dados decorreu entre os meses de Maio e de Junho de 2017. A análise dos dados obtidos através das entrevistas realizadas aos professores de 1.º ciclo, foi realizada através do processo de análise de conteúdo, mais precisamente a análise de temática de Braun e Clarke (2006), por considerarmos ser a mais indicada, tendo em conta os objetivos e o instrumento de recolha de dados deste estudo de investigação. Os resultados obtidos destacam que ainda existem alguns desafios quanto a inclusão de crianças com NEE em sala de aula regulares. Estando a elevada carga horária associada às turmas com um número elevado de alunos e a falta de apoio especializado. As principais vantagens apresentadas para a inclusão de crianças com NEE são a socialização e o crescimento pessoal e humano de todas as crianças, já as desvantagens são as turmas grandes e a falta de recursos materiais e humanos.

Our research study addresses the challenges of building an inclusive school in the primary school. This study was carried out with teachers from the elementary school of four schools in the Lisbon region and aims to deepen our knowledge about the perceptions that primary school teachers have for the inclusion of children with special educational needs (SEN) in the classroom. It intends to know the challenges of teachers in relation to the inclusion of children with SEN in the classroom and to know the strategies and evaluation tools they use to facilitate the inclusion. It also aims to learn about the advantages and disadvantages of implementing inclusive practices on children with SEN in the classroom. This research study is qualitative, descriptive and interpretative in nature, based on a constructivist paradigm. The data collection method used was semistructured interviews. Data collection took place between May and June 2017. The data analysis obtained through the interviews conducted to primary school teachers, was under a content analysis process, more precisely the thematic analysis procedure by Braun and Clarke (2006), considering that it is the most indicated, taking into account the objectives and the data collection instrument of this research study. The results obtained highlighted that still have some challenges regarding the inclusion of children with SEN in regular classes. They raised the daily routines burden associated to the teaching classes with a higher number of students and the lack of specialized support. The main advantages presented for the inclusion of children with SEN are socialization and personal and human growth for all the children, and the disadvantages are the large groups and the lack of material and human resources.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Marco
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents