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O poder e a autoridade do professor do 1º ciclo:principíos e acções para o desenvolvimento da profissão e da aprendizagem dos alunos:um estudo de caso

Author(s): Correia, João Pedro da Silva

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/3643

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Autoridade; Liderança; Escola; Tomada de decisão


Description

Este estudo tem como objectivo a criação de princípios e acções para o desenvolvimento da profissão docente e da aprendizagem dos alunos, tendo em conta o poder e a autoridade inerente ao professor do 1.º ciclo. Surge também para que se possa perceber o tipo de poder que o professor possui na sala de aula e como é que este pode ajudar no processo de tomada de decisão. Trata-se de um estudo actual, com interesse para os diversos actores da organização escola, e que tem sido fortemente debatido na sociedade. Estamos convictos que este projecto servirá em absoluto os docentes desta instituição e não só. Ajudará também todos os professores que iniciaram a sua docência e que sentem dificuldades em desenvolver uma relação de poder e autoridade com os seus alunos. Pretendemos guiar e orientar professores e educadores de forma a desenvolver o poder inerente à profissão, de forma a torná-los líderes do grupo e, contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. A partir de um estudo metodológico qualitativo do tipo estudo de caso, foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola e da escola superior de educação. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente, inquéritos directos, entrevista semi-estruturada, observação directa e análise documental. De seguida, procedemos à triangulação dos dados recolhidos, bem como à sua análise. Desta forma, concluímos que existe um desconhecimento por parte dos docentes em relação às relações poder que existem entre professor e aluno, bem como as diferentes fontes de poder que existem neste tipo de relação. Pretendemos com este estudo, criar ferramentas que possam ajudar a criar na sala de aula, líderes democráticos que respeitem os direitos e os deveres do aluno, sem que isso prejudique a sua autoridade e poder enquanto professor, e que benefície o aluno com estudante e como parte integrante de uma sociedade global, democrática e cívica.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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