Author(s):
Cruz, Ana Raquel Lourenço da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/3685
Origin: Instituto Politécnico de Portalegre
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; Articulação curricular; Sucesso educativo
Description
O presente relatório decorreu do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta a descrição e reflexão do percurso que vivemos num Jardim de Infância da cidade de Portalegre. “A Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico” dá título ao nosso relatório, no qual pretendemos investigar e refletir os discursos e as práticas de articulação entre Educadores e Professores, a exercer funções no mesmo Agrupamento, para que a transição entre ciclos se torne um processo harmonioso e promova a sequencialidade do processo de ensino-aprendizagem. Neste enquadramento desenvolvemos algumas atividades com as crianças e pretendemos averiguar as opiniões dos encarregados de educação sobre o processo de transição e a articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as perspetivas das crianças sobre a sua entrada no 1.º ciclo. Para desenvolvermos este trabalho, recorremos à linha metodológica de Investigação-Ação pois esta metodologia permite aos profissionais promover mudança nas práticas e procurar a melhoria da qualidade da educação no estabelecimento onde exercem funções.