Document details

A articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Cruz, Ana Raquel Lourenço da

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/3685

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; Articulação curricular; Sucesso educativo


Description

O presente relatório decorreu do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta a descrição e reflexão do percurso que vivemos num Jardim de Infância da cidade de Portalegre. “A Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico” dá título ao nosso relatório, no qual pretendemos investigar e refletir os discursos e as práticas de articulação entre Educadores e Professores, a exercer funções no mesmo Agrupamento, para que a transição entre ciclos se torne um processo harmonioso e promova a sequencialidade do processo de ensino-aprendizagem. Neste enquadramento desenvolvemos algumas atividades com as crianças e pretendemos averiguar as opiniões dos encarregados de educação sobre o processo de transição e a articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as perspetivas das crianças sobre a sua entrada no 1.º ciclo. Para desenvolvermos este trabalho, recorremos à linha metodológica de Investigação-Ação pois esta metodologia permite aos profissionais promover mudança nas práticas e procurar a melhoria da qualidade da educação no estabelecimento onde exercem funções.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marchão, Amélia
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents