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A Influência da RSE na escolha do banco

Author(s): Amaral, Ana Lúcia Pereira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4147

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Responsabilidade social empresarial; Políticas de responsabilidade social dos bancos; Relato e instituições sociais; Corporate social responsibility; Bank’s social responsibility policies; Reporting; Social institutions


Description

Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças

O objetivo das empresas tem de passar também pelas práticas sociais que levam a cabo e das políticas de responsabilidade social que defendem e praticam de forma sustentável. As empresas não podem criar riqueza e não cuidar expressamente das outras dimensões das sociedades em que, direta ou indiretamente interferem e condicionam, através dos seus efeitos sociais, ambientais e culturais. A importância crescente da responsabilidade social empresarial (RSE) baseia-se na ideia de que as empresas devem responder não só aos interesses dos seus acionistas, mas também aos de todos os seus stakeholders. Os bancos portugueses não são imunes a esta tendência. A tomada de consciência dos bancos sobre a sua responsabilidade em apoiar e contribuir para o bem-estar da comunidade onde estão inseridos, é registada pela crescente preocupação em adotar políticas de RSE não só internamente, como externamente. A divulgação dessas políticas faz-se sobretudo nos Relatórios e Contas, nos Relatórios de Sustentabilidade e nos seus Websites. Resta saber se as instituições que eles apoiam, valorizam todas estas práticas sociais e se na altura de optarem por um parceiro de negócios, o fazem devido às suas politicas de RSE.

Companies have been gradually revealing their concern about setting social responsibility policies that they stand for and apply in a sustainable manner. It is impossible for companies to create wealth by clearly and willingly neglecting all the other social dimensions which they influence and interfere in a direct or indirect way and which permit that they sustain themselves through their social, environmental and cultural effects. The growing importance of companies’ social responsibility has been based on the idea that companies should focus not only on their stockholders’ interests but on all their stakeholders as well. Portuguese banks are not immune to this tendency. Banks’ progressive awareness about their responsibility on supporting and contributing to the wellbeing of the community in which they play an important role is perceived by the equal growing concern on adopting social responsibility policies both internally and externally. The present investigation develops a study on the companies’ social responsibility policies taken place by the banks regarding their priorities and continuous support and also identifies the ways through how these measures are felt and valued by institutions that are subjected to these kinds of support.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carreira, Francisco José Alegria
Contributor(s) Repositório Comum
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