Author(s): Sousa, José Tiago Camacho
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4162
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): MSHT
Author(s): Sousa, José Tiago Camacho
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4162
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): MSHT
Dissertação de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho
O facto de vivermos numa época de constantes mudanças, cujo ritmo intenso ameaça a subsistência das empresas que não sejam capazes de transformar o seu estilo de gestão e métodos de trabalho, de forma a desenvolver e potenciar os seus produtos ou serviços, implica a necessidade de planear cada vez mais as suas actividades, falando-se de mudança a propósito da concorrência acrescida pelas empresas, da aceleração tecnológica, da deslocalização dos capitais, pois, as empresas são sistemas orgânicos e por isso devem estar em constante adaptação, o que as obriga a reflectir sobre a definição e planeamento dos seus projectos. Sendo assim, num mercado altamente competitivo como o de hoje e num clima económico inconstante, juntamente com as necessidades e exigência de desenvolvimento dos trabalhadores, a formação profissional pode assumir-se como um contributo importante para a persecução dos objectivos organizacionais. Na medida em que as organizações devem encarar a formação profissional como um meio de antecipação e de desenvolvimento dos seus trabalhadores e de facto, quando devidamente planeada e fundada nas necessidades e estratégias da organização, a formação pode trazer benefícios evidentes que resultem no desenvolvimento e mudança contínua das atitudes, competências e conhecimentos, indispensáveis para o desempenho das actividades inerentes à função de cada trabalhador (Ketele et al., 1988; Meignant, 2003 e Cardim, 2005), permitindo, segundo Estêvão (2001), que seja promovida a eficiência, a motivação, aumento das competências, a reflexão e a socialização. Baseando-nos nestes pressupostos teóricos o presente trabalho tem como objectivo geral perceber as práticas de formação profissional de uma Empresa portuguesa da indústria naval e como objectivos específicos a caracterização das práticas de formação profissional da Empresa e compreender as percepções dos trabalhadores e dos responsáveis pelo centro operacional sobre as práticas de formação profissional da Empresa. Para a operacionalização destes objectivos utilizamos a metodologia de estudo de caso, tendo como técnica de recolha de dados os inquéritos por questionário aos trabalhadores e por entrevista aos responsáveis dos departamentos do centro operacional. Através da análise de conteúdo das cinco entrevistas realizadas percebemos que a Empresa em estudo tem as práticas de formação profissional formalizadas e integradas, existindo uma forte valorização da formação profissional, que reflecte um investimento cujo principal objectivo passa pelo actualização e desenvolvimento técnico e de competências dos trabalhadores, ou seja direccionada para a função. No seguimento dos 221 questionários recolhidos a percepção dos trabalhadores corrobora a opinião dos entrevistados, verificando-se a percepção da valorização da formação técnica direccionada para a função, bem como a percepção dos respondentes de que a formação profissional é o factor que mais contribui para a aprendizagem e aquisição de novas competências.
We are living in an era of constant change, whose intense rhythm threatens the livelihood of companies that are not able to transform their management style and working methods in order to develop and enhance their products or services, implying the need for increasing plans related to their activities, speaking of changing concerning the increased competition among enterprises of technological acceleration, the relocation of the capital because firms are organic systems and therefore must be constantly adapting, forcing them to reflect on the definition and planning of their projects. So, a highly competitive market like today and a shifting economic climate, coupled with the needs and requirements of development workers, vocational training can be assumed as an important contribution to the pursuit of organizational goals. To the extent that organizations should regard vocational training as a way to anticipate and development their employees and in fact, when properly planned and founded on the needs and strategies of the organization, training can bring clear benefits that result in the development and change continuous attitudes, skills and knowledge necessary for the performance of activities related to the function of each worker (Ketele et al., 1988; Meignant, 2003 and Cardim, 2005), allowing, according to Estêvão (2001), promote efficiency , motivation, increasing skills, reflection and socialization. Based on these theoretical assumptions this study aims to understand the general practices of vocational training of a Portuguese shipbuilding industrial company and specific objectives to understand the perceptions of workers and the responsibility for the operational center on the practices of vocational training of the Company. For the operationalization of these objectives we use the methodology of case study, with the technique of data collection surveys by questionnaire and interview workers to heads of departments of the operational center. Through content analysis of five interviews we perceived that the Company have professional training practices formalized and integrated, there is a strong enhancement professional training, which reflects an investment whose main objective is the development and updating of skills and technical workers, directed to the function. Following the 221 questionnaires collected workers' perception corroborates the opinion of the interviewees, verifying the perceived value of targeted technical training for the role.